Topo

"Aquaman" é melhor filme da DC desde "Cavaleiro das Trevas", dizem críticos

Jason Momoa com o uniforme clássico do Aquaman - Divulgação
Jason Momoa com o uniforme clássico do Aquaman Imagem: Divulgação

27/11/2018 13h39

As primeiras reações a "Aquaman" foram postadas por críticos norte-americanos nas redes sociais na noite da segunda-feira (26), e parece que o universo cinematográfico da DC finalmente conseguiu voltar às graças da imprensa especializada.

Anteriormente, a franquia inspirada nos quadrinhos da DC só angariou boas críticas com "Mulher-Maravilha" (2017). Títulos como "O Homem de Aço" (2013), "Batman vs. Superman" (2016), "Esquadrão Suicida" (2016) e "Liga da Justiça" (2017) não agradaram.

O jornalista Tom Jorgensen, do podcast da "IGN", foi um dos mais empolgados: "'Aquaman' é o melhor filme da DC desde 'O Cavaleiro das Trevas'", escreveu, se referindo ao filme do Batman dirigido por Christopher Nolan em 2008.

"James Wan entrega um épico divertido, cheio de grandes emoções, incríveis visuais submarinos, ação excitante, e muitas risadas. A DC deveria entregar as rédeas do seu universo a ele, pois ele provou que pode endireitar esse barco", completou.

Germain Lussier, do site "Gizmodo", também não poupou elogios. "'Aquaman' é uma aventura enorme, divertida e selvagem. Não tem vergonha de ser exagerado, e tem um senso de escala maior e mais ambicioso do que você pode imaginar", escreveu.

"Algumas partes dele são meio ruins, mas não a maioria, e, estranhamente, elas combinam bem com o estilo meio desenho animado do filme. Segundo melhor filme da DC", concluiu, provavelmente deixando o topo da lista para "Mulher-Maravilha".

Enquanto isso, para o editor do "SlashFilm", Peter Sciretta, o filme é "melhor do que o esperado". "Ele se parece com um filme da fase 1 da Marvel, no bom sentido", disse, lembrando-se de longas como "Homem de Ferro" e "Thor", que apresentaram os personagens da editora rival no cinema.

"'Aquaman' está em seu melhor quando se diverte e não se leva a sério demais. Arraia Negra é um ótimo vilão que fãs de quadrinhos vão amar", continuou, elogiando o antagonista interpretado por Yahya Abdul-Mateen. "Algumas tomadas realmente espetaculares, e ótima ação".

O diretor e roteirista Ben Mekler, por sua vez, tuitou uma comparação excitante: ele disse que "Aquaman" é como "'Star Wars' embaixo d'água". "James Wan criou um mundo que nunca vimos antes no cinema", elogiou.

O cineasta ainda disse que "Aquaman" tem "um verdadeiro senso de história", e elogiou o design das criaturas que aparecem em Atlantis. "'Aquaman' é tudo o que os fãs da DC estavam esperando, e mais", concluiu.

Com Jason Momoa no papel principal, "Aquaman" conta o que acontece quando o filho da rainha de Atlantis (Nicole Kidman) com um humano volta para o reino submarino para clamar seu trono. Amber Heard, Patrick Wilson, Willem Dafoe e Dolph Lundgren também estão no elenco.

O filme estreia em 13 de dezembro no Brasil.