PUBLICIDADE
Topo

Como se pronuncia e escreve blink-182? Você vai se surpreender

blink-182 em sua atual formação - Divulgação
blink-182 em sua atual formação Imagem: Divulgação

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

21/11/2018 14h38

É possível que fãs, imprensa e até os próprios integrantes passem sem perceber mais de 20 anos pronunciando equivocadamente o nome de uma banda de sucesso mundial? Piada ou não, isso pode ter acontecido com o blink-182.

Segundo post do ex-guitarrista e vocalista Tom DeLonge, o correto seria "blink eighteen-two", não “blink one eight two”, conforme se diz nos Estados Unidos e em países como Brasil, nem “blink one eight two”, como é comum no Reino Unido.

Como essa história começou?

Primeiro, o comediante americano Ian Karmel, roteirista do "Late Late Show", do apresentador James Corden, tirou sarro dos britânicos por insistirem em dizer “blink one eight two". "Não estou dizendo que esse é o motivo deles terem perdido a Guerra Revolucionária, mas…”, brincou.

O britânico Corden, por sua vez, retrucou afirmando que nem os britânicos e nem os americanos estão corretos nesta história, já que a pronúncia exata, segundo as normas gramaticais, seria “blink one hundred and eighty two”.

Foi a deixa para Tom DeLonge explicar: "Na verdade, é blink eighteen-two. As pessoas estão erradas há anos. Às vezes isso pode acontecer com arte muito complexa, ponderada e elevada", escreveu. Muitos fãs ficaram sem entender. Seria piada ou erro histórico?

Independentemente disso, outro fato importante veio à tona, esclarecido pelo baixista Mark Hoppus. Apesar de as capas de discos mostrarem o nome do grupo com todas as letras em maiúsculo, blink-182 deve ser escrito assim, com todas em minúsculo. Aí, sim, fomos surpreendidos novamente.

"Mas no meio de tudo isso, sinto que perdemos a noção do fato de que o B em blink-182 deveria ser minúsculo", brincou Hoppus.