Topo

Vitória para a Disney: Autoridades chinesas autorizam compra da Fox

Walt Disney Studios compra 21st Century Fox - Divulgação
Walt Disney Studios compra 21st Century Fox Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

19/11/2018 14h32

A compra da Fox pela Disney, que está em trâmite desde o final do ano passado, superou um de seus maiores obstáculos nesta segunda-feira (19). A Disney confirmou que as autoridades da China deram a sua bênção para que o trato siga em frente, segundo o "The Hollywood Reporter".

A importância do mercado chinês no mundo do entretenimento faz com que o apoio das autoridades de lá seja considerado fundamental para que a compra da Fox acabe ganhando aprovação também em outros países.

Membros da administração norte-americana e acionistas da Disney e da Fox já deram sua aprovação para que o trato siga em frente. Os trâmites continuam em vários outros países ao redor do mundo, que tem suas próprias leis anti-monopólio para considerar.

A Disney ainda disse que pretende finalizar a compra durante a primeira metade de 2019. O estúdio pagou pouco mais de US$ 71 bilhões para comprar a maioria das propriedades intelectuais e meios de produção controlados pela Fox.

A China é atualmente o segundo maior mercado de cinema do mundo, após os EUA. A arrecadação no país é vista como elemento importante para o sucesso de blockbusters americanos, como "Megatubarão" e "Venom", para citar dois exemplos deste ano.