Topo

Contrato de Taylor Swift com gravadora tem cláusula pioneira sobre Spotify

Taylor Swift - Kevin Winter/Getty Images For dcp
Taylor Swift Imagem: Kevin Winter/Getty Images For dcp

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

19/11/2018 13h52

Taylor Swift está de nova gravadora. Após cumprir o seu contrato com a Big Machine Records, com quem assinou no começo da carreira, a popstar firmou novo acordo com com a Republic Records e a Universal Music Group.

Swift anunciou a mudança no Instagram, destacando uma cláuscula pioneira de seu contrato que determina que os lucros conseguidos pela gravadora com suas ações no serviço de streaming musical Spotify deverão ser redistribuídos diretamente para os artistas.

"Eu vejo isso como um sinal de que estamos a caminho de uma mudança positiva para os criadores", comentou Swift. "Este é um objetivo que eu nunca vou parar de tentar atingir, da forma que eu puder. Estou tão feliz de ter Sir Lucian Grainge [CEO da Universal Music Group] como um parceiro nesta luta".

As reservas de Swift quanto ao mercado de streaming não são novidade. Por muito tempo, as músicas da cantora não estiveram disponíveis no Spotify, visto que ela considerava a porcentagem dos lucros repassada aos artistas injusta.

Outra condição da cantora é que as gravações originais de suas novas canções não sejam propriedade da gravadora, e sim dela. Este aspecto do contrato dá mais controle a Swift quanto ao material que será lançado, seja na primeira edição de um álbum ou em relançamentos especiais.

Ela ainda agradeceu Scott Borchetta, dono da Big Machine Records, por "acreditar nela quando tinha 14 anos e guia-la por mais de uma década de trabalho do qual ela se sente muito orgulhosa".

"Eu estou extremamente grata por fazer o que eu amo, especialmente com as pessoas com quem tive a sorte de trabalhar", continuou. "A melhor coisa que eu já pude receber foi a dedicação, confiança e lealdade dos meus fãs, que se importam com as letras e melodias que escrevo".

"Meu maior objetivo daqui para frente é fazer com que vocês fiquem orgulhosos", completou. "Estou tão animada. Mal posso esperar para mostrar a vocês no que estou trabalhando.

My new home

Uma publicação compartilhada por Taylor Swift (@taylorswift) em