Topo

Douglas Rain, que deu voz a computador de "2001", morre aos 90 anos

O ator canadense Douglas Rain - Divulgação/Stratford Festival
O ator canadense Douglas Rain Imagem: Divulgação/Stratford Festival

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

12/11/2018 09h58

O ator Douglas Rain, um veterano conhecido principalmente por ter dado voz ao computador HAL 9000 no clássico "2001: Uma Odisséia no Espaço", morreu aos 90 anos.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, a morte aconteceu na manhã de domingo, no St. Mary's Memorial Hospital, em Stratford, no Canadá.

O ator canadense fez carreira principalmente no teatro. A princípio, a voz de HAL seria de uma mulher e se chamaria Athena. Mais tarde, decidiu-se que seria melhor um homem dar voz ao robô.

Hal 9000, de 2001: Uma Odisséia no Espaço - Reprodução - Reprodução
Hal 9000, de 2001: Uma Odisséia no Espaço
Imagem: Reprodução

"Tivemos dificuldades de saber exatamente como HAL devia soar. Rain tinha aquele sotaque que achávamos que encaixava no papel", Stanley Kubrick disse ao "Newsday", em uma entrevista antiga em que falou do personagem.

Rain fez de HAL 9000 "muito emocional e muito humano", disse Kubrick. A gravação de vozes durou dois dias, com 9 horas e meia de trabalho. Ele também deu voz a um computador no filme "Sleeper" ("O Dorminhoco"), de Woody Allen, de 1973.

Rain teve destaque em diversas peças de Shakespeare que interpretava no Canadá, como membro fundador de um festival dedicado ao autor.