Douglas Rain, que deu voz a computador de "2001", morre aos 90 anos
O ator Douglas Rain, um veterano conhecido principalmente por ter dado voz ao computador HAL 9000 no clássico "2001: Uma Odisséia no Espaço", morreu aos 90 anos.
De acordo com o site The Hollywood Reporter, a morte aconteceu na manhã de domingo, no St. Mary's Memorial Hospital, em Stratford, no Canadá.
O ator canadense fez carreira principalmente no teatro. A princípio, a voz de HAL seria de uma mulher e se chamaria Athena. Mais tarde, decidiu-se que seria melhor um homem dar voz ao robô.
"Tivemos dificuldades de saber exatamente como HAL devia soar. Rain tinha aquele sotaque que achávamos que encaixava no papel", Stanley Kubrick disse ao "Newsday", em uma entrevista antiga em que falou do personagem.
Rain fez de HAL 9000 "muito emocional e muito humano", disse Kubrick. A gravação de vozes durou dois dias, com 9 horas e meia de trabalho. Ele também deu voz a um computador no filme "Sleeper" ("O Dorminhoco"), de Woody Allen, de 1973.
Rain teve destaque em diversas peças de Shakespeare que interpretava no Canadá, como membro fundador de um festival dedicado ao autor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.