Topo

DC presta homenagem a Stan Lee: "Mudou a maneira como olhamos os heróis"

Stan Lee e sua criação, o Homem-Aranha - Reprodução/Jonathan Alcorn/Bloomberg/Getty Images
Stan Lee e sua criação, o Homem-Aranha Imagem: Reprodução/Jonathan Alcorn/Bloomberg/Getty Images

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

12/11/2018 17h07

A DC Comics, eterna rival da Marvel, prestou uma homenagem a Stan Lee, que morreu nesta segunda-feira (12) aos 95 anos.

"Ele mudou a maneira como olhamos os heróis, e os quadrinhos modernos sempre terão sua marca indelével. Seu entusiasmo contagiante nos lembrou por que todos nós nos apaixonamos por essas histórias em primeiro lugar. Excelsior, Stan", escreveu a conta oficial da empresa no Twitter.

O criador de personagens icônicos, como Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Hulk e Doutor Estranho, tem uma longa história de rivalidade com a DC, principalmente após a Marvel dominar o mercado dos quadrinhos a partir da década de 1970.

Apesar dos embates, Lee chegou a ser procurado pela DC a mudar de lado nos anos 60, mas a ideia não saiu da conversa. A intenção era simples: roubar aquele que havia tomado a liderança da indústria dos quadrinhos. Mas Lee teve seu nome gravado em um especial da concorrente em 2001, quando "Imagine..." ganhou o sinal verde.

Uma quebra de contrato permitiu que Lee trabalhasse em outras empresas e ele não recusou o convite do produtor Michael Uslan em reinterpretar os principais heróis da DC. "Imagine..." foi composta por 13 edições fechadas, permitindo que Lee explorasse as origens de Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde.

Marvel

A Marvel Comics dividiu o comunicado oficial da morte de Stan Lee com a parceria The Walt Disney Company.

"Stan Lee era tão extraordinário quanto os personagens que ele criou. Um super-herói do seu jeito para os fãs da Marvel, Stan tinha o poder de inspirar, entreter e conectar. A escala de sua imaginação só foi superada pelo tamanho de seu coração ", disse Bob Iger, presidente e CEO da Disney.

O legado do autor foi resumido no final do comunicado. "Toda vez que você abrir uma HQ da Marvel, Stan estará lá".