Topo

"Nasce Uma Estrela": cena forte faz Nova Zelândia mudar classificação do filme

Bradley Cooper e Lady Gaga em "Nasce Uma Estrela" (2018) - Reprodução
Bradley Cooper e Lady Gaga em "Nasce Uma Estrela" (2018) Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

07/11/2018 17h55

Atenção! O texto abaixo contém spoilers de "Nasce Uma Estrela"

A classificação indicativa de "Nasce Uma Estrela" foi alterada na Nova Zelândia após o chefe do censor, David  Shanks, receber inúmeras reclamações de instituições de saúde e de expectadores pelas redes sociais.

A iniciativa ocorreu por causa de uma cena em particular, que dá a entender que Jack (papel de Bradley Cooper) cometeu suicídio em sua casa.

"Graças a um retorno do público, nós atualizamos a indicação do filme para incluir uma mensagem sobre suicídio. A representação é sutil, mas emocionalmente impressionante", declarou a OFLC, órgão responsável pela classificação etária dos filmes no país.

"Nasce Uma Estrela" agora é indicado apenas para maiores de 15 anos na Nova Zelândia. Uma reportagem recente apontou que a taxa de suicídio no país da Oceania é a maior desde o início da pesquisa, com 668 pessoas vítimas apenas no último ano. 

David Shanks disse para o site  Stuff que "muitas pessoas na Nova Zelândia estão impactadas com o suicídio... para aqueles que perderam alguém próximo, um aviso dá a eles a opção de ver ou não o filme".