Topo

Saiba quem é MC Rodson, funkeiro baleado durante ação do Bope no Rio

O funkeiro MC Rodson, baleado durante ação policial no Rio - Instagram/Reprodução
O funkeiro MC Rodson, baleado durante ação policial no Rio Imagem: Instagram/Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

06/11/2018 17h04

Uma operação do Bope no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (6), deixou cinco mortos e oito feridos. Entre as pessoas atingidas estava o funkeiro Rodson Gomes, de 30 anos, conhecido como MC Rodson, que foi baleado no pulmão e passou por cirurgia no hospital Evandro Freire, na zona norte. Seu estado é considerado estável.

Morador da região e com um quantia considerável de fãs -- são 592 mil no Facebook e 72 mil no Instagram -- , MC Rodson estava passeando com a cachorra na rua de sua casa quando foi atingido, segundo posts em suas redes sociais.

Entre suas músicas mais ouvidas estão "Favela é Lugar de Paz", com 3,3 milhões de views no YouTube, e "O Dinheiro Move o Mundo", como 4,5 milhões.

Em suas letras, MC Rodson frequentemente fala de casos de violência na favela. "E vacilão aqui não anda/Então não vem aqui mandar/Favela lugar de paz/Alegria pras crianças", diz em "Favela é Lugar de Paz".

O músico, cujo nome completo é Rodson Soares Gomes, nasceu em 19 de abril de 1988, e diz em sua biografia no Facebook que quer "ajudar a família, ter um futuro melhor e realizar seus sonhos". "O MC Rodson não faz apologia ao crime, não faz apologia ao tráfico. O MC Rodson relata o que acontece na comunidade", completa o perfil na rede social.

Mobilização dos fãs

Tanto no Instagram quanto no Facebook, os fãs do funkeiro têm se manifestado com mensagens de apoio. Um post na sua página oficial agradeceu os seguidores. "Ele saiu da sala de emergência e está em observação. Vamos continuar orando para que ele possa melhorar e ir para a enfermaria. Infelizmente ainda não temos previsão de alta".

"Fiquei sabendo hoje através da TV. Poeta, fica bem logo", escreveu um dos fãs.