Topo

Jovens danificam obra de Salvador Dalí após tentativa de selfie em museu

O cineasta Salvador Dalí - Reprodução
O cineasta Salvador Dalí Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini*

Do UOL, em São Paulo

02/11/2018 14h18

Uma obra do pintor surrealista Salvador Dalí foi danificada por duas jovens após uma tentativa de tirar selfie.

Segundo o site do jornal britânico "Metro", o incidente ocorreu no museu Glavny Prospekt, na cidade de Ecaterimburgo, na Rússia. O painel que caiu ainda tinha um quadro do pintor espanhol Francisco de Goya. 

O estrondo assustou as jovens, que deixaram o local com rapidez, embora as autoridades não planejem processá-las ao considerar que não houve má intenção.

A organização do museu afirmou que a magnitude dos estragos ainda está sendo avaliada. A pintura de Dalí ficou com o vidro quebrado após a queda e houve dano na pintura, enquanto a de Goya está intacta.

Um empregado do museu explicou que um grupo de de quatro garotas estava se comportando de "maneira inadequada". O dono do museu, Oleg Gusev, antecipou que recorrerá à Galeria Tretiakov de Moscou para estimar o grau do dano causado e o custo da restauração do quadro.

Alguns veículos de imprensa jornalísticos russos sugeriram que o dono da gravura é o próprio Gusev, um empresário apaixonado pela Espanha e por sua cultura, em particular de locais vinculados com Dalí e Picasso. 

Com informações da EFE*