PUBLICIDADE
Topo

Mostra de SP divulga prêmios da 42ª edição; ¡Las Sandinistas! leva melhor filme

Cena de "¡Las Sandinistas!" - Reprodução
Cena de "¡Las Sandinistas!" Imagem: Reprodução

Osmar Portilho

Do UOL, em São Paulo

01/11/2018 13h11

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realizou a entrega dos prêmios desta edição na cerimônia de encerramento realizada na noite dessa quarta-feira (31), no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O evento contou com a apresentação de Serginho Groisman e Renata de Almeida.

O documentário "¡Las Sandinistas!" ficou com o maior prêmio da noite, o de melhor filme. O júri internacional e o público também escolheram "Cafarnaum" como melhor ficção estrangeira; "Meio Irmão" e "Torre das Donzelas" levaram o Prêmio Petrobras de Cinema.

Veja abaixo a lista completa dos títulos premiados na 42ª Mostra:

MELHOR FILME
¡Las Sandinistas!
EUA, 2018, cor, 96 min. Documentário.
direção Jenny Murray
Um retrato das mulheres guerrilheiras e revolucionárias que derrubaram barreiras para liderar o combate e a reforma social durante a Revolução Sandinista na Nicarágua, em 1979. Mesmo após o término do conflito, elas foram pioneiras na criação de programas sociais e educacionais. Hoje, lutam para que o governo do país não apague sua história.

MENÇÃO HONROSA DO JÚRI INTERNACIONAL
Sócrates
Brasil, 2018, cor, 71 min. Ficção.
direção Alex Moratto
roteiro Alex Moratto e Thayná Mantesso
elenco Christian Malheiros, Tales Ordakji e Rosane Paulo
Após a morte de sua mãe, Sócrates, um garoto de 15 anos, encontra-se sozinho no mundo. Durante sua jornada por sobrevivência, ele enfrenta pobreza, violência, racismo e homofobia —situações que testam sua coragem para continuar vivendo.
Júri Internacional: Astrid Adverbe, Edgard Tenembaum, Ferzan Özpetek, Teresa Villaverde e Sergio Machado

PRÊMIO PETROBRAS DE CINEMA
A 42ª Mostra concede pela segunda vez o Prêmio Petrobras de Cinema a dois filmes brasileiros e pela primeira vez eles foram escolhidos pelo público. São R$ 300 mil aos títulos determinados pelos espectadores, sendo R$ 200 mil para o melhor longa de ficção, dado a Meio Irmão, e R$ 100 mil para Torre das Donzelas, que recebe o prêmio de melhor longa documentário.
Conheça os filmes contemplados com os prêmios:

MELHOR FILME BRASILEIRO DE FICÇÃO
Meio Irmão
Brasil, 2018, cor, 98 min. Ficção.
direção | roteiro Eliane Coster
elenco Natália Molina, Diego Avelino e Francisco Gomes
A mãe de Sandra está sumida há dias. Desorientada e sem dinheiro, ela pede ajuda a Jorge, seu meio irmão distante. Ele, porém, enfrenta uma situação difícil: após gravar uma agressão homofóbica, passa a sofrer ameaças para não divulgar as imagens.

MELHOR DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO
Torre das Donzelas
Brasil, 2018, cor, 97 min. Documentário.
direção Susanna Lira
roteiro Susanna Lira e Rodrigo Hinrichsen
O filme traz relatos inéditos da ex-presidente Dilma Rousseff e de suas ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes, em São Paulo, e remonta, como um exercício lúdico de memória, os dias no cárcere.

PRÊMIO DO PÚBLICO
O público da 42ª Mostra escolheu, entre os estrangeiros, Cafarnaum, como melhor filme de ficção, e ¡Las Sandinistas! recebe o de melhor documentário.
A escolha do público é feita por votação. A cada sessão assistida, o espectador recebeu uma cédula para votar com uma escala de 1 a 5, entregue sempre ao final do filme. O resultado proporcional dos filmes com maiores pontuações determinou os vencedores.
Conheça os filmes premiados pelo público:

PRÊMIO DO PÚBLICO - MELHOR FICÇÃO INTERNACIONAL
Cafarnaum
Líbano, 2018, cor, 120 min. Ficção.
direção Nadine Labaki
roteiro Nadine Labaki, Jihad Hojeilly e Michelle Keserwany
elenco Zain Al Rafeea, Yordanos Shiferaw e Boluwatife Treasure Bankole
Zain é um menino de 12 anos que se comporta como adulto devido ao sofrimento que passou: fugiu dos pais abusivos, foi morar nas ruas, cuidou da refugiada Rahil e de seu bebê e foi preso por um crime violento. O garoto, então, decide entrar nos tribunais com um processo contra seus pais, acusando-os do "crime" de lhe dar a vida.

PRÊMIO DO PÚBLICO - MELHOR DOCUMENTÁRIO INTERNACIONAL
¡Las Sandinistas!
EUA, 2018, cor, 96 min. Documentário.
direção Jenny Murray
Um retrato das mulheres guerrilheiras e revolucionárias que derrubaram barreiras para liderar o combate e a reforma social durante a Revolução Sandinista na Nicarágua, em 1979. Mesmo após o término do conflito, elas foram pioneiras na criação de programas sociais e educacionais. Hoje, lutam para que o governo do país não apague sua história.

PRÊMIO DA ABRACCINE
Meio Irmão
Brasil, 2018, cor, 98 min. Ficção.
direção | roteiro Eliane Coster
elenco Natália Molina, Diego Avelino e Francisco Gomes
A mãe de Sandra está sumida há dias. Desorientada e sem dinheiro, ela pede ajuda a Jorge, seu meio irmão distante. Ele, porém, enfrenta uma situação difícil: após gravar uma agressão homofóbica, passa a sofrer ameaças para não divulgar as imagens.
Júri – Prêmio Abraccine: Bruno Ghetti, Cecília Barroso, Filipe Furtado, Isabel Wittman e Roger Lerina

PRÊMIO DA CRÍTICA

MELHOR FILME BRASILEIRO
Todas as Canções de Amor
Brazil, 2018, cor, 90 min. Ficção.
direção Joana Mariani
roteiro Nina Crintz, Vera Egito, Roberto Vitorino
elenco Marina Ruy Barbosa, Bruno Gagliasso e Julio Andrade
Os recém-casados Chico e Ana se mudam para um novo apartamento. No imóvel, eles encontram uma antiga fita cassete gravada décadas antes por Clarice, em uma fase em que ela vivia o término de seu casamento. Jovem escritora, Ana usa esse registro como inspiração para suas primeiras linhas. Duas histórias separadas pelo tempo, mas unidas pela música.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Nuestro Tiempo
México, França, Alemanha, Dinamarca, Suécia, 2018, 178 min, cor. Ficção.
Direção | roteiro Carlos Reygadas
elenco Carlos Reygadas, Natalia López e Phil Burgers
Uma família mora no interior do México criando touros para competições. Esther é responsável pela administração da fazenda, enquanto seu marido, Juan, um renomado e conhecido poeta, cria e seleciona os animais. Quando Esther se apaixona por um domador de cavalos, Juan se sente incapaz de atender as expectativas que tem sobre si mesmo.