Topo

"Game of Thrones": Saiba o que acontece na primeira cena da temporada final

Daenerys e Jon Snow em cena da sétima temporada de "Game of Thrones" - Divulgação/HBO
Daenerys e Jon Snow em cena da sétima temporada de "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação/HBO

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/11/2018 14h31

ATENÇÃO: SPOILERS DA ÚLTIMA TEMPORADA DE "GAME OF THRONES" A SEGUIR

Os primeiros detalhes da temporada final de "Game of Thrones" foram revelados em uma matéria da "Entertainment Weekly" publicada nesta quinta-feira (1). A visita da revista ao set da série revelou, por exemplo, o que acontece na primeiríssima cena do oitavo ano.

Aparentemente, o episódio abre com Daenerys (Emília Clarke) e seu exército chegando em Winterfell, o castelo ancestral da família Stark. Ela está acompanhada, é claro, de Jon Snow (Kit Harington), lorde de Winterfell e "Rei no Norte", com quem se envolveu romanticamente e prometeu aliança na luta contra os Caminhantes Brancos.

A descrição da cena, e do episódio como um todo, traz à mente o piloto da série, lançado em 2011. Segundo a matéria, o capítulo é gasto nos encontros e reencontros de personagens que dividem longas e complicadas histórias - ou, em outro extremo, que nunca se conheceram antes.

Uma pequena revelação da revista: Sansa (Sophie Turner) não ficará exatamente satisfeita ao saber que o irmão, Jon, jurou sua lealdade a Daenerys, ou pelo menos não à princípio. O drama da temporada vai se intensificando até culminar no grande confronto com as forças do Rei da Noite.

A grande batalha

O diretor Miguel Sapochnik, que entregou o elogiado episódio da Batalha dos Bastardos, dirige um capítulo da última temporada que será inteiramente concentrado na maior batalha que a série já produziu. "É brutal", diz Peter Dinklage, o Tyrion Lannister da série. "Ela faz a Batalha dos Bastardos parecer um parque de diversões".

De fato, as filmagens duraram muito mais do que as da Batalha dos Bastardos. Enquanto o confronto da sexta temporada foi rodado em 25 dias, este passou pelo menos 55 filmando em campo aberto, com mais algumas semanas de cenas rodadas dentro do cenário de Winterfell.

A batalha tem vários focos, para prender a atenção do espectador. "Ter a maior batalha de todas não parece excitante, parece chato", provoca David Benioff, co-showrunner da série com D.B. Weiss. "Parte do desafio era manter o espectador envolvido. Estamos nos preparando para isso desde o começo".

As palavras de Benioff são literais. Como revela a "Entertainment Weekly", os showrunners de "Game of Thrones" planejam o capítulo final da saga, com seis episódios, desde a segunda temporada. Na época, pensaram em lançar três filmes de 2 horas nos cinemas.

A HBO os dissuadiu dessa ideia, e garantiu que teriam todo o orçamento que quisessem se concordassem em manter o final na TV. "Eles cumpriram a promessa. Nos deram muito mais dinheiro que achamos que dariam", comenta Weiss.

Momentos emocionais

A primeira reunião do elenco para ler os roteiros da última temporada, em Belfast, foi previsivelmente emocionante. Os únicos atores que resistiram a ler os roteiros em suas casas antes da reunião foram Liam Cunningham (Davos) e Kit Harington (Jon), de forma que eram os únicos que não conheciam o fim quando chegaram na sala.

"Eu cheguei dizendo: 'Não me digam nada, eu não quero saber!'. Pensei comigo: por que vou ler sozinho em casa se posso ouvir nas vozes dos atores e descobrir com os meus amigos?", comenta Harington.

Ao chegar no final do sexto episódio, o último de toda a série, os atores se viram emocionados. Normalmente, o rodapé do último capítulo de cada ano da série vinha com a inscrição "fim da primeira temporada", ou "fim da quinta temporada".

Desta vez, as palavras no papel eram outras: "Fim de 'Game of Thrones'".