Topo

Guitarrista trans diz que saiu da banda de metal Absu por preconceito

Melissa Moore, ex-guitarrista do Absu - Reprodução/Facebook
Melissa Moore, ex-guitarrista do Absu Imagem: Reprodução/Facebook

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

25/10/2018 14h09

A banda norte-americana de metal Absu se envolveu em uma polêmica, depois que Melissa Moore, que era conhecida como Vis Crom, declarou ser transgênero e afirmou que isso custou sua vaga. De acordo com ela, que era guitarrista do conjunto, o preconceito dos ex-companheiros a fez sair.

Melissa havia revelado ser uma mulher transgênero para suas pessoas próximas no fim de 2017, e falou publicamente no tema por preocupações quanto às primárias das eleições norte-americanas, em novembro.

“A maioria de vocês me conhece de meus tempos como Vis Crom, no Absu, ainda que eu na época provavelmente não me parecia com uma Melissa. Eu sou uma mulher transgênero. Se você mora nos Estados Unidos, eu peço para que meus irmãos e irmãs verdadeiros do metal não votem na escória republicana em 6 de novembro. Eles estão iniciando o que é literalmente uma inquisição contra pessoas trans”, disse ela, citando perseguições e agressões contra transgêneros.

Ao centro, Melissa Moore ainda como Vis Crom no Absu - Divulgação - Divulgação
Ao centro, Melissa Moore ainda como Vis Crom no Absu
Imagem: Divulgação

Melissa, que antes se chamava Matthew Moore, entrou no Absu em 2009 e tocou guitarra na banda até este ano. O grupo de Dallas é um dos mais tradicionais dos Estados Unidos misturando black, thrash e death metal, desde 1989.

Em uma série de tuítes em que respondia sobre o caso, ela afirmou: “perdi minha banda quando eu me declarei [transgênero]”.

“É uma longa história e estou em um dia ocupado, mas o caso mais fodido de transfobia foi com meus companheiros de banda. A banda está parada e eu ainda estou perdida em como lidar com isso”, afirmou Melissa.

LEIA TAMBÉM

Apesar de estar fora do Absu, Melissa segue tocando no Rumpelstiltskin Grinder, banda de thrash metal em que toca guitarra e faz alguns vocais.

O Absu não se pronunciou depois das acusações de Melissa. A banda lançou seu último álbum em 2011, intitulado “Abzu”

Veja Melissa em ação ainda como Vis Crom, pelo Absu, em 2014: