Topo

Brasileiro "Tito e os Pássaros" está entre os pré-indicados ao Oscar de animação

Cena do filme "Tito e os Pássaros" - false
Cena do filme "Tito e os Pássaros"

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

24/10/2018 13h37

O Brasil tem um representante entre os 25 filmes qualificados para a corrida de melhor animação no Oscar 2019. "Tito e os Pássaros", dos diretores Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg, entrou na lista de pré-indicados liberada pela Academia nesta quarta-feira (24).

"Tito e os Pássaros" conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para uma doença que é contraída após a pessoa tomar um susto. Exibido em festivais como o de Annecy (na França) e de Toronto (no Canadá), o filme ainda não tem estreia definida por aqui.

A última vez que o Brasil foi indicado ao Oscar de melhor animação foi com "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, que concorreu à estatueta em 2016. O prêmio acabou ficando com "Divertida Mente", da Pixar. Em 2018, a produção americana "Touro Ferdinando", dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, também concorreu ao Oscar, que acabou indo para "Viva - A Vida é uma Festa".

A lista completa de classificados ao Oscar de melhor animação, repercutida pelo "Deadline", inclui ainda uma variedade de produções japonesas, chinesas e holandesas, além de blockbusters da categoria, como "Os Incríveis 2" e "Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas".

Veja os pré-indicados

"Ana y Bruno"
"Fireworks"
"Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim"
"Have a Nice Day"
"Homem-Aranha no Aranhaverso"
"Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas"
"Ilha de Cachorros"
"Liz and the Blue Bird"
"Lu over the Wall"
"Maquia: When the Promised Flower Blooms"
"Mirai"
"MFKZ"
"O Grinch"
"O Homem das Cavernas"
"On Happiness Road"
"Os Incríveis 2"
"Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas"
"PéPequeno"
"Ruben Brandt, Collector"
"Sgt. Stubby: An American Hero"
"Tall Tales"
"Tito e os Pássaros"
"The Laws of the Universe - Part I"
"The Night Is Short, Walk on Girl"
"WiFi Ralph: Quebrando a Internet"

Os cinco indicados ao Oscar 2019 de melhor animação serão anunciados no dia 22 de janeiro, e a cerimônia acontecerá no dia 24 de fevereiro.