Netflix é acusada de mudar capas de séries e filmes baseada na etnia do usuário
Vários usuários da Netflix reclamaram no Twitter de uma tendência que notaram na plataforma: segundo eles, incluindo a escritora Stacia L. Brown, o serviço muda as capas dos filmes em seu catálogo para refletir personagens, mesmo coadjuvantes, da mesma etnia que o usuário.
Brown, que é negra, notou que dois personagens "que aparecem em torno de dez minutos" no filme "Tal Pai, Tal Filha", também negros, estavam na capa do filme no seu perfil da Netflix. Os protagonistas da comédia são Kristen Bell ("The Good Place") e Kelsey Grammer ("Frasier").
A escritora notou padrões parecidos em filmes como "Simplesmente Amor", "Sierra Burgess é uma Loser" e "O Plano Imperfeito", além da série "Caso de Polícia". Em todos os casos, coadjuvantes negros eram favorecidos na imagem ao invés de protagonistas brancos.
"[Pergunto] Aos outros usuários negros da Netflix: o perfil de você faz isso? Gerar pôsteres com integrantes negros do elenco para tentar fazer você querer assistir? Esse filme tem Kristen Bell e Kelsey Grammer e esses atores [do pôster] aparecem uns dez minutos, somados, nas telas, com no máximo 20 falas entre eles", disse Stacia no tuíte.
Após os tuítes da escritora viralizarem e ela receber diversas respostas confirmando que isso acontecia com outros usuários, o serviço de streaming se posicionou em comunicado oficial para a BBC.
"Nós não pedimos para os nossos usuários informarem suas etnias ou seus gêneros no cadastro", lembrou a Netflix. "Não podemos usar essa informação para personalizar sua experiência no site".
"A única informação que temos é o histórico de visualização do usuário. Não usamos nenhum outro dado demográfico. As artes de cada filme e série são mudadas regularmente, a fim de ajudar o usuário a decidir o que assistir", continuou a empresa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.