Topo

Caetano Veloso entrevista Roger Waters sobre "onda fascista"

Reprodução/Mídia Ninja
Caetano Veloso entrevista Roger Waters Imagem: Reprodução/Mídia Ninja

Leonardo Rodrigues e Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

2018-10-23T16:35:59

23/10/2018 16h35

Caetano Veloso entrevistou o músico Roger Waters, na noite desta segunda-feira (22), em sua casa no Rio. O ex-Pink Floyd está em uma polêmica turnê pelo Brasil e se apresenta na capital fluminense na quarta-feira (24). 

"O assunto foi o fascismo, claro, a onda que está vindo no mundo inteiro e agora no Brasil, com Bolsonaro", adiantou ao UOL a produtora Paula Lavigne, mulher de Caetano.

A gravação vai ao ar nesta quarta-feira, na próxima edição da coluna do baiano na plataforma alternativa Mídia Ninja. Em sua coluna sobre política, o cantor já entrevistou em vídeo nomes como Ciro Gomes e Manuela d'Ávila.

A relação entre Caetano e Roger Waters se tornou mais próxima em 2015, quando o ex-Pink Floyd pediu ao brasileiro, em carta, que cancelasse seu show com Gilberto Gil em Tel Aviv, em Israel, por motivações políticas.

"As políticas coloniais e racistas de Israel têm devastado a vida de milhões de palestinos (...) Eu imploro a você [Caetano] para não proceder com sua participação", escreveu o britânico em uma segunda mensagem.

Em resposta, Caetano Veloso agradeceu pela "atenção e o esforço" dedicados para lhe esclarecer sobre a política na região, mas afirmou que a apresentação não seria cancelada. O show de Caetano e Gil aconteceu em julho de 2015 com 8 mil pessoas presentes e sem manifestações políticas. 

"Decidimos não cancelar o show porque preferimos falar, dialogar e também porque queríamos aprender mais. Estive em Israel várias vezes e sempre amei este lugar. Mas sei que a situação é difícil e dura", chegou a declarar Caetano na ocasião.

Voltando a 2018, Roger Waters segue com sua turnê pelo Brasil. Depois de se apresentar no Rio de Janeiro na quarta-feira (24), o britânico segue para Curitiba no sábado (27) e encerra sua passagem pelo Brasil em Porto Alegre na terça-feira (30).

Mais Rock