Topo

Após mortes em "Walking Dead" e "Deadpool", dublês ganham novas regras de segurança

O dublê Jon Bernecker morreu em 2017, no set de "The Walking Dead" - Divulgação
O dublê Jon Bernecker morreu em 2017, no set de "The Walking Dead" Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

22/10/2018 09h52

Líderes do sindicato de atores de Hollywood, o SAG-AFTRA, estabelecerem novas regras de segurança para o trabalho dos dublês em filmes e séries. O domingo (21) marcou a oficialização de um documento estabelecendo diretrizes mínimas de segurança para a contratação de coordenadores de dublês, segundo a "Variety".

As regras passam a valer em 2020, e o documento vai criar um registro on-line de coordenador de dublês que já trabalharam no mínimo 500 dias em produções. O documento também cria um programa de aprendizagem para aspirantes a dublês ou coordenadores.

A presidente do SAG-AFTRA, Gabrielle Carteris, também vai se encontrar com representantes da comunidade de dublês hollywoodianos para discutir as próximas medidas a serem implementadas.

"Nosso programa vai aumentar a quantidade de treinamento que os coordenadores recebem, e com isso melhorar a segurança no set. Eu quero dar parabéns à comunidade de dublês, e em particular ao presidente do Comitê Nacional de Dublês, Cort Hessler, por sua ajuda nesse programa", comentou Carteris.

As novas medidas de segurança chegam após diversos acidentes em grandes produções nos últimos anos que geraram discussão sobre as condições de segurança dos dublês em Hollywood.

Um dos incidentes mais comentados aconteceu no set da oitava temporada de "The Walking Dead". O dublê Jon Bernecker morreu em 12 de julho de 2017 ao filmar uma cena em que deveria cair de uma plataforma de 6,7m em um colchão. O ator acabou caindo fora do local denominado, e batendo a cabeça.

Outro acidente, este na produção de "Deadpool 2", levou à morte da dublê Joi Harris. Filmando uma cena em que a personagem Domino (interpretada por Zazie Beetz) andava de moto pelas ruas, Harris foi atirada do seu veículo para o chão, quebrando uma janela na queda.