Topo

National Geographic lança documentário sobre a importância do Museu Nacional

Incêndio destrói o Museu Nacional, no Rio de Janeiro - REUTERS/Ricardo Moraes
Incêndio destrói o Museu Nacional, no Rio de Janeiro Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

18/10/2018 19h16

A National Geographic lança nesta segunda-feira (22), às 19h45, uma produção original para homenagear o quinto maior museu do mundo. "Museu Nacional do Brasil: Um Retrato de Nosso Povo” faz parte da franquia Explorer Investigation e explora a trajetória de 200 anos do museu até o incêndio ocorrido em setembro, que destruiu 90% do acervo do Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro.

O documentário vai estrear em vários países para mostrar ao mundo a inestimável herança cultural do museu, bem como ilustrar a perda incalculável. O especial vai explorar e apresentar o enorme valor científico do museu e sua história como parte da identidade nacional do país, servindo como um espaço comum visitado por gerações de famílias brasileiras nos últimos dois séculos.

“Para nós, é imperativo cooperar com a recuperação do museu com essa perda inestimável; e reconhecer a importância de sua história, não apenas para o Brasil, mas como parte do patrimônio cultural global”, disse Diego Reck, vice-presidente executivo da National Geographic Partners na América Latina. 

Cena de "Museu Nacional do Brasil: Um Retrato de Nosso Povo", documentário do National Geographic - Divulgação - Divulgação
Cena de "Museu Nacional do Brasil: Um Retrato de Nosso Povo", documentário do National Geographic
Imagem: Divulgação

Dividido em três partes – Patrimônio Histórico: Memória Coletiva, Ciência e História: Motor de Conhecimento e Impacto da Tragédia: Apontamentos Futuros –, o projeto inclui entrevistas com Cristina Menegazzi, encarregada da UNESCO para a preservação do patrimônio histórico e cultural da Síria.

O especial ainda apresenta conversas com Alexander Kellner, Diretor do Museu, Aparecida Villaça, doutora em antropologia social e professora do Museu Nacional, e Príncipe D. João de Orleans e Bragança.

Albert Einstein, Marie Curie, Lévi-Strauss e Santos Dumont são apenas alguns dos nomes importantes que visitaram o Museu Nacional do Rio de Janeiro.

"Museu Nacional do Brasil: Um Retrato de Nosso Povo” vai ao ar nesta segunda-feira (22), às 19h45, na National Geographic.