Kobe Bryant é retirado de júri de festival de cinema após petição online

O astro do basquete Kobe Bryant não será mais jurado no Animation Is Film Festival, que será realizado neste fim de semana. Uma petição online exigiu que ele fosse retirado do evento, por conta da alegação de estupro direcionada a ele em 2003
Bryant, que venceu um Oscar este ano pela animação "Dear Basketball", seria um dos jurados do festival - também de animação -, mas um comunicado esclareceu a decisão.
"Depois de discutirmos com os acionistas da Animation is Film, a decisão foi por remover Kobe Bryant do júri de 2018", afirmou Eric Beckman, CEO da GKids, distribuidora que organiza o festival.
"Nós somos uma organização jovem, e é importante manter nossa energia coletiva focada nos filmes, nos diretores participantes e no público do festival."
Uma petição no site Change.org aberta na última semana foi que iniciou o movimento contra Bryant. "É urgente dizer 'não' a comportamentos tóxicos e violentos contra mulheres. Manter Kobe Bryant no júri é abrir um precedente de leniência para criminosos de cunho sexual e desrespeita as vítimas de abuso", diziam os organizadores do protesto.
Bryant foi preso em 2003 e processado por abuso sexual contra a funcionária de um hotel do Colorado, nos EUA. As acusações foram retiradas depois que a vítima se recusou a testemunhar. O ex-jogador se desculpou publicamente após o caso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.