Topo

Julgamento que fez Ghost perder o anonimato tem derrota de ex-integrantes

Cardinal Copia, o "novo" líder do Ghost - Divulgação
Cardinal Copia, o "novo" líder do Ghost Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/10/2018 13h09

No mesmo dia em que lançou um novo clipe para a canção "Dance Macabre", a banda sueca Ghost viu uma longa disputa nos tribunais ser encerrada. Um julgamento de ex-integrantes do grupo contra Tobias Forge, acabou em vitória do último, que é o vocalista, compositor e criador do "teatro macabro" da banda de hard rock/heavy metal.

De acordo com o jornal sueco "Linköping News" - a cidade em que a ação foi movida é Linköping -, a corte local deu decisão em favor de Forge, mais conhecido por viver os personagens Papa Emeritus (em três versões) e agora o personagem Cardinal Copia, quando está no palco.

19.set.2013 - Banda sueca Ghost B.C. se apresenta no Palco Mundo do Rock in Rio - Fernando Maia/UOL - Fernando Maia/UOL
Um dos Nameless Ghouls do Ghost, em show no Rock in Rio de 2013
Imagem: Fernando Maia/UOL

Tanto ele, quanto os outros integrantes costumam ter a identidade escondida, o que foi prejudicado quando seus nomes apareceram no processo.

Tobias Forge, que fundou a banda há oito anos, foi processado pelos ex-membros Simon So?derberg (2010- 2016), Mauro Rubino (2011-2016), Henrik Palm (2015-2016) e Martin Hjertstedt (2014-2016). Eles o acusavam de tomar parte dos pagamentos que lhes seriam de direito.

De acordo com a decisão, os integrantes, que se apresentavam com o nome de "Nameless Ghouls" - algo como monstrons sem nome, numa tradução livre -, tinham um acordo existente, e ele foi respeitado. Forge alegou que eles sempre foram músicos contratados e tinham salários fixos para exercer suas funções no palco e em estúdio.

A decisão ainda obriga os quatro ex-integrantes a pagarem as despesas legais do processo. Forge pediu a eles US$ 225 mil, mas foi acordado o valor de US$ 146 mil.

Söderberg, Rubinho, Palm e Hjertstedt tem três semanas para apelarem do resultado.

O Ghost vem colhendo frutos de seu maior lançamento, o álbum "Prequelle", lançado este ano, que chegou ao sexto lugar nas paradas da Billboard. 

Nesta terça-feira, foi lançado um novo clipe - cheio de sangue, danças sensuais e mensagens nas entrelinhas moldando o conceito de "Prequelle". Assista a "Dance Macabre":