Topo

Gatinho ganha homenagem em LP com canções de Bono, Pharrel e The National

Sophie Calle - Divulgação/Galerie Perrotin
Sophie Calle Imagem: Divulgação/Galerie Perrotin

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/10/2018 09h41

Reunir nomes como Bono Vox, Pharrell Williams, The National e Michael Stipe seria um trabalho árduo para quem quer que tentasse. Mas, coloque um gatinho nessa equação, e pronto: um álbum foi lançado, com 40 canções que tem assinatura de nomes como os citados ali em cima.

O gato em questão não é qualquer um. Trata-se de Souris (que curiosamente quer dizer rato em francês). Souris era o gato de Sophie Calle, uma artista conceitual que viu seu bichinho de estimação ter de ser sacrificado em 2014.

Tudo começou depois do enterro de Souris, quando Sophie pediu à amiga cantora Laurie Anderson para fazer uma canção para Souris. "Ela o conhecia bem", contou a dona do bichinho, ao "Wall Street Journal". Daí surgiu a ideia para um álbum.

"Não sei dizer ao certo como começou e como terminou", diz ela. Sophie foi se encontrando com velhos amigos e foi pedindo colaborações pontualmente, no que resultou em 39 participações em um LP triplo.

Desde 13 de outubro é possível ouvir às canções na exposição que a artista está apresentando na Perrotin Gallery, em Paris. 

Dentre os participantes do disco, chamado "Souris Calle", cerca de uma dezena conheceram, de fato o gatinho. Os que não conheciam ganhavam fotos e comentários descritivos de como era Souris. "Ele era uma graça, me encantava. Era o mais divertido e inteligente", elogia a dona.

Alguns artistas compuseram canções exclusivamente para Souris. Bono Vox abre o LP triplo com um poema. "Le Violon Blanc de Monsieur Souris", do "The National", começa com uma mensagem: "Sophie, sinto muito por seu gato". Outros, falam sobre gatos em geral.

"Acho que quando eu terminar este projeto, conseguirei seguir em frente", comentou Sophie, que também usou as mortes de seus pais para realizar trabalhos de arte e tentar superar as perdas.

souris - Divulgação/Galerie Perrotin - Divulgação/Galerie Perrotin
Imagem: Divulgação/Galerie Perrotin