Mangueira escolhe samba do Carnaval de 2019 e homenageia Marielle Franco
A Estação Primeira de Mangueira definiu na noite de sábado (13) o samba-enredo do Carnaval de 2019.
Com o tema "História pra ninar gente grande", a escola levará à Marquês de Sapucaí um olhar diferenciado sobre a história do Brasil e fará uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio em março deste ano.
Leia também
- Com ótimos sambas, Mangueira lembra Marielle e Tijuca multiplica o pão
- Em tempos de crise política, bom samba traz união ao Salgueiro
- Beija-Flor surpreende e anuncia novo samba para o Carnaval 2019
O trecho (abaixo, conheça a letra do samba-enredo) em que a vereadora é citada diz: "Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês".
Um dos compositores do samba, Tomaz Miranda comemorou a vitória nas redes sociais.
"Fomos campeões na Mangueira. Pela memória de Marielle e por toda luta que está por vir. Muito obrigado a todo mundo que se encontrou com a gente na luta por esse samba", disse ele.
O samba-enredo
A proposta da verde e rosa é apresentar o lado do Brasil dominado, e não "descoberto", preterido pela narrativa tradicional.
"Ao propagar o mito do povo pacífico, ensinando que as conquistas são fruto da concessão de uma 'princesa' e não do resultado de muitas lutas, conta-se uma história na qual as páginas escolhidas o ninam na infância para que, quando gente grande, você continue em sono profundo", diz a sinopse do samba-enredo no site oficial da escola de samba.
Conheça a letra do samba-enredo da Mangueira:
Caso Marielle Franco
Na última quinta-feira, o Ministério Público do Rio de Janeiro informou ter identificado o biotipo do assassino da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Gomes.
De acordo com o MP, as investigações também apontaram os locais por onde o carro dos criminosos circulou após o crime, ocorrido na região central da capital fluminense na noite de 14 de março.
MP não deu detalhes sobre o biotipo ou de como sua identificação ocorreu. O perfil foi identificado pela Divisão de Evidência Digitais e Tecnologia da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP por meio de softwares de alta tecnologia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.