Topo

Entretenimento


Mangueira escolhe samba do Carnaval de 2019 e homenageia Marielle Franco

Reprodução/Instagram
Mangueira Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

14/10/2018 10h33

A Estação Primeira de Mangueira definiu na noite de sábado (13) o samba-enredo do Carnaval de 2019.

Com o tema "História pra ninar gente grande", a escola levará à Marquês de Sapucaí um olhar diferenciado sobre a história do Brasil e fará uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio em março deste ano.

Leia também

O trecho (abaixo, conheça a letra do samba-enredo) em que a vereadora é citada diz: "Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês". 

Um dos compositores do samba, Tomaz Miranda comemorou a vitória nas redes sociais.

"Fomos campeões na Mangueira. Pela memória de Marielle e por toda luta que está por vir. Muito obrigado a todo mundo que se encontrou com a gente na luta por esse samba", disse ele. 

O samba-enredo

A proposta da verde e rosa é apresentar o lado do Brasil dominado, e não "descoberto", preterido pela narrativa tradicional.

"Ao propagar o mito do povo pacífico, ensinando que as conquistas são fruto da concessão de uma 'princesa' e não do resultado de muitas lutas, conta-se uma história na qual as páginas escolhidas o ninam na infância para que, quando gente grande, você continue em sono profundo", diz a sinopse do samba-enredo no site oficial da escola de samba. 

Conheça a letra do samba-enredo da Mangueira:

Caso Marielle Franco

Na última quinta-feira, o Ministério Público do Rio de Janeiro informou ter identificado o biotipo do assassino da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Gomes.

De acordo com o MP, as investigações também apontaram os locais por onde o carro dos criminosos circulou após o crime, ocorrido na região central da capital fluminense na noite de 14 de março.

MP não deu detalhes sobre o biotipo ou de como sua identificação ocorreu. O perfil foi identificado pela Divisão de Evidência Digitais e Tecnologia da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP por meio de softwares de alta tecnologia.

Mais Entretenimento