Topo

Maior adversário do Demolidor na 3ª temporada é Matt Murdock (ou vice-versa)

Charlie Cox é o Demolidor na terceira temporada da série da Marvel na Netflix - Divulgação
Charlie Cox é o Demolidor na terceira temporada da série da Marvel na Netflix
Imagem: Divulgação

Lello Lopes

Do UOL, em São Paulo

12/10/2018 04h00

O Rei do Crime ainda está lá, com a voz grossa e a capacidade de cometer atrocidades apenas com um aceno de cabeça. O Mercenário aparece, provando ser um oponente duríssimo no mano a mano. Mas o maior adversário do Demolidor na terceira temporada da série, que estreia na próxima sexta-feira (19) na Netflix, é mesmo Matt Murdock. Ou vice-versa.

O UOL assistiu aos seis primeiros dos 13 episódios da próxima temporada. Mais do que nunca, fica claro o conflito entre ser um advogado seguidor das leis durante o dia e um justiceiro porradeiro à noite. E é esse conflito que move o herói por caminhos algumas vezes duvidosos. 

Após sobreviver (milagrosamente?) aos incidentes mostrados no final de "Os Defensores", Matt Murdock (Charlie Cox) é levado para se recuperar no orfanato onde cresceu, nos fundos de uma igreja. O corpo quebrado vai se curando aos poucos, mas a morte de Elektra (Elodie Yung) deixa cicatrizes bem mais profundas. E é com raiva que ele reage. Primeiro, raiva de Deus. Depois, de si mesmo. 

Mercenário - Nicole Rivelli/Netflix - Nicole Rivelli/Netflix
Wilson Bethel tem participação importante na temporada
Imagem: Nicole Rivelli/Netflix
Nessa confusão física e mental, o Demolidor caminha para um processo de autodestruição aparentemente sem volta, a ponto de declarar a morte de Murdock. Mas o Demônio de Hell's Kitchen pode só viver escondido atrás da máscara de herói, sem a sua contraparte humana? Ou o Demolidor é apenas a fachada da verdadeira personalidade agressiva de Murdock? Nem ele sabe, já que ao mesmo tempo que quer apagar Murdock, parece também renegar aquilo em que o Demolidor se transformou.

O jogo fica ainda mais complexo com a entrada de outros personagens, como a freira Irmã Maggie (Joanne Whalley) e os agentes do FBI Rahul Nadeem (o ótimo Jay Ali) e Benjamin Poindexter (Wilson Bethel), cada um com o seu próprio demônio interno para enfrentar. A iminente saída de Wilson Fisk (Vincent D'Onofrio) da prisão mexe, e bagunça, com todas as peças, evidentemente colocando em risco os antigos amigos de Murdock, Foggy Nelson (Elden Henson) e a cada vez mais insuportável Karen Page (Deborah Ann Woll).

Ao retratar tudo isso, a temporada começa deixando um pouco de lado a ação para focar nas dúvidas e transformações dos personagens, o que pode desagradar os fãs ávidos pelas cenas de lutas. Elas estão lá: em menor número, mas muito mais eficientes. E a sequência de briga no corredor, que já virou marca registrada de "Demolidor", é a melhor treta já exibida em qualquer uma das séries dos heróis da Marvel na Netflix.