Topo

De ponta em "Sopranos" a nome forte no Oscar: a carreira de atriz de Lady Gaga

Lady Gaga em cena de "Nasce Uma Estrela" - Reprodução
Lady Gaga em cena de "Nasce Uma Estrela" Imagem: Reprodução

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

09/10/2018 04h00

Sem maquiagem pesada nem roupas chamativas, Lady Gaga vem ganhando elogios por seu desempenho em "Nasce Uma Estrela", filme dirigido e estrelado por Bradley Cooper.

O longa, que estreia no Brasil nesta quinta-feira (11), recebeu críticas positivas dos veículos internacionais e a popstar já está sendo cotada a uma indicação ao Oscar 2019. Mas a carreira da cantora na televisão e no cinema teve uma mudança gigantesca nos últimos 17 anos.

A primeira aparição de Lady Gaga na televisão foi ainda como Stefani Germanotta, seu verdadeiro nome, na série "Família Soprano", quando foi creditada apenas como "a 2ª garota na piscina" em episódio lançado em 2001. Com 15 anos, a adolescente aparece rindo e tomando refrigerante. Veja:

Nos anos seguintes, muito mais famosa, a popstar fez aparições em games, desenhos, séries e filmes sempre como Lady Gaga. A "estreia" de destaque fora do personagem musical foi em "Machete Mata" (2013), quando viveu a Camaleoa.

Ainda assim, o papel tinha como referência justamente o visual diverso da cantora no começo da carreira -- lembra-se do famoso vestido de carne? --, deslocando seu sucesso na música para as telonas.

Lady Gaga em cena de "American Horror Story: Roanoke" - Reprodução - Reprodução
Lady Gaga em cena de "American Horror Story: Roanoke"
Imagem: Reprodução

Gaga começou a se distanciar do que os fãs conheciam previamente sobre sua carreira em "American Horror Story: Hotel", que estreou na televisão em 2015. Em um papel mais profundo do que ela demonstrava em seus clipes musicais, a cantora levou a oportunidade a sério, tanto que conseguiu uma vaguinha na temporada seguinte - e um Globo de Ouro, em 2016, para colocar na estante.

Em "American Horror Story: Roanoke", a estrela da música mostrou talento ao se transformar em uma bruxa imortal. Com um visual mais natural, Lady Gaga recebeu elogios e percebeu que poderia trilhar mais projetos na área.

Segundo os críticos, o que mais chama a atenção na atuação da protagonista de "Nasce Uma Estrela" é o trabalho cru e sem firulas, salientado por closes improvisados por Bradley Cooper, o que deixa a experiência mais verdadeira.

Liz Shannon Miller analisa em artigo para a "IndieWire" que um papel tão próximo de sua realidade foi essencial para Lady Gaga se sobressair no filme. Ally, a personagem, é uma cantora em ascensão e as canções na voz de Gaga fazem com que fique mais difícil diferenciar ficção da realidade.