Topo

"Carter 5" diverte um bocado e traz Lil Wayne de volta ao jogo

Lil Wayne  - REUTERS/Steve Marcus
Lil Wayne
Imagem: REUTERS/Steve Marcus

Ronald Rios

Colaboração para o UOL

08/10/2018 16h05

O Carter 5 tá na rua. Depois de anos em picuinha judicial com Birdman (o boss lá na Cash Money), Lil Wayne finalmente conseguiu botar o disco na rua. Com 23 faixas, o disco é gigante pros padrões de 2018 - na real ele seria grande em qualquer época, é que na era dos discos de 10 faixas fica mais clara ainda a distinção do projeto.

E vou dizer: eu me diverti um bocado. Tem uma mão de músicas que podiam estar de fora, mas Weezy compensa nas que acerta. "Dedicate", "Uproar" e "Don't Cry" (aliás, R.I.P XXXTENTACION) são um barato pra quem se amarra nos jogos de palavras que Wayne cria em sua cabeça cheia de lean - ou sei lá, vai que é só café com leite que ele carrega nesses copos brancos. 

É lógico que todo mundo tá obcecado com "Mona Lisa", feat do Kendrick Lamar no disco. É realmente tudo isso que você espera de dois MCs desse tamanho. É uma storytelling - o famigerado "rap de historinha" - em que Wayne faz as vezes dum criminoso que atua com a colaboração duma mina gostosa que engana seus alvos em potencial.

Lamar rima do ponto de vista de um bunda mole paranoico com a namorada que o trai com Lil Wayne, o rapper famoso; não o Wayne criminoso da primeira parte da canção. Mas tudo casa e funciona perfeitamente. Hype justificado. Quem mandou melhor? É mais questão de gosto. Wayne dá nó na minha cabeça com sua imaginação pra brincar com as palavras e isso sempre foi seu forte na mesa. Kendrick traz uma modulação de voz quase cinematográfica e traz um desespero cômico para esse personagem que tá pistola porque o ringtone da mina é Lolilop, hit do Carter 3.

Menção honrosa a "Start This Shit Off Right" um #tbt de luxo com assistência da Ashanti. Essa linha de baixo, esse refrão, oh meu Deus, alguém me transportou de volta pra 2003 e eu me sinto bem.

Dava para ter cortado umas 10 faixas fora? É possível. Umas 5 pelo menos? Sem sombra de dúvidas. Mas para de chorar e vai curtir o Carter 5. Pule as faixas que você não gosta e seja feliz. E quanto ao Lil Wayne, seja bem-vindo ao jogo de novo. E largue esse lean meu chapa. Eu lembro que desde que o Twitter apareceu você foi trending topics mais vezes por lançar overdoses que músicas.

Ademais, it's Weezy baby.