Topo

Rock


Geoff Emerick, engenheiro de áudio dos Beatles, morre aos 72 anos

Getty Images
Geoff Emerick, engenheiro de som famoso pelo trabalho com os Beatles Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

03/10/2018 09h23

O engenheiro de áudio Geoff Emerick, conhecido por trabalhar com os Beatles na maioria de seus álbuns clássicos, morreu em decorrência de um ataque cardíaco nesta terça-feira (2). Emerick tinha 72 anos.

William Zabaleta, empresário de Emerick, confirmou a morte em um comunicado oficial postado nas redes sociais. "Nós estávamos conversando ao telefone quando ele teve complicações e teve que desligar. Eu liguei para a emergência, mas quando chegamos lá já era tarde. Geoff tinha problemas cardíacos há muito tempo. Quando é o seu tempo de partir, é o seu tempo de partir", comentou Zabaleta.

Emerick estava se preparando para participar de um evento na cidade de Tucson (EUA) chamado "Emerick's London Revival", onde fãs dos Beatles poderiam lhe fazer perguntas sobre o seu lendário trabalho com a banda.

O engenheiro foi lembrado por colegas e amigos como um inovador de sua profissão. Ele tinha apenas 15 anos quando começou a trabalhar no Abbey Road Studios, servindo como engenheiro-assistente na gravação de alguns dos primeiros hits dos Beatles, como "Love Me Do", "I Want To Hold Your Hand", "She Loves You" e "A Hard Day's Night".

Os rapazes de Liverpool desenvolveram uma relação próxima e de confiança com Emerick, que se tornou engenheiro-chefe das gravações da banda quando tinha apenas 19 anos de idade. Ele comandou as gravações de álbuns como "Revolver", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band', "Abbey Road", "Magical Mystery Tour" e "The White Album".

Após o fim dos  Beatles, Emerick trabalhou com Paul McCartney em sua carreira solo, além de ter gravado hits para artistas como Elvis Costello, Michael Jackson, The Zombies, Cheap Trick, Stevie Wonder e muitos outros.

Emerick tinha quatro Grammys na prateleira: três por melhor engenharia de álbum ("Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "Abbey Road" e "Band on the Run", de Paul McCartney & the Wings), e um honorário por suas contribuições ao mundo da música. Em 2006, lançou uma biografia contando sobre a época em que trabalhou com os Beatles.

Mais Rock