Topo

Matilda, do clássico filme infantil, encara Trump em estátua comemorativa

Cena do filme "Matilda" - Reprodução
Cena do filme "Matilda" Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/10/2018 11h30

Trinta anos  se passaram desde que o mundo conheceu Matilda, a heroína do livro de Roald Dahl que foi eternizada no filme de 1996 que se tornou um clássico infantil. Em comemoração à data, a personagem ganhou uma estátua perto da casa onde Dahl morou na Inglaterra.

Como destaca o "The Telegraph", Matilda aparece em cima de vários livros, encarando uma versão exagerada do presidente dos EUA, Donald Trump. O líder americano foi votado pelos fãs da personagem como o "vilão contemporâneo" que Matilda enfrentaria.

A pesquisa foi conduzida pela Roald Dahl Company, que administra o legado do escritor. Trump recebeu 42% dos votos, com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, aparecendo em segundo lugar com 21%.

Bernie Hall, chefe da Roald Dahl Company, falou sobre o espírito da personagem: "Matilda mostra que é possível para qualquer um, não importa quão pequeno seja, derrotar as Diretoras Trunchbull de suas próprias vidas. É uma mensagem ainda mais relevante hoje em dia do que 30 anos atrás".

Hall cita a vilã do livro original, Diretora Trunchbull, interpretada por Pam Ferris no filme. Na trama, vemos a jovem e inteligente Matilda (Mara Wilson) descobrindo poderes telecinéticos e usando-os para virar o jogo contra os pais e a diretora, que tentam fazer com que ela se conforme ao seu modo de vida convencional.

Desde a aparição da nova estátua, fotógrafos tem registrado os momentos em que várias crianças e adultos interagem com ela, assumindo a mesma postura de Matilda frente ao presidente Trump.