Topo

Mágica e ilusionismo em alta: veja 9 shows para assistir já na Netflix

O ilusionista Justin Willman - Rachel Murray/Getty Images
O ilusionista Justin Willman Imagem: Rachel Murray/Getty Images

Osmar Portilho

Colaboração para o UOL

01/10/2018 04h00

Podia ser um truque com Issao Imamura no "Programa do Ratinho" ou um grande ato com David Copperfield em um quadro do "Fantástico": o ilusionismo estava em alta nos anos 90. Quem não se lembra do Mister M revelando todos os segredos dos mágicos na TV? Depois de passar um tempo em baixa na indústria do entretenimento, o segmento vê o segmento reaquecido com uma grande aliada: Netflix.

Basta deslizar pelas listas da rede de streaming para reparar em novas produções -- e algumas menos recentes -- que usam do ilusionismo simplesmente para entreter ou dar dicas de autoajuda em formatos que lembram as apresentações dos coachs que se reproduzem aos montes por aí.

Separamos nove títulos na Netflix para você assistir:

Mágica Para a Humanidade

Comandado por Justin Willman, este é o título que o algoritmo mais "empurra" para você assistir. O formato mistura o clássico de mágicas espontâneas na rua com quadros de ilusionistas feitos no YouTube. Embora várias cenas sejam realmente muito divertidas -- principalmente a interação com crianças --, é inegável que alguns quadros parecem mais esquetes armadas do que reações espontâneas. A primeira temporada tem 6 episódios com pouco mais de 20 minutos cada um.

Mágica Mortal

Nesta série original da Netflix, o inglês Drummond Money-Coutts percorreu oito cidades em quatro continentes para buscar histórias de mágicos que morreram durante seus atos. Seu desafio foi recriar estas ilusões, e claro, sobreviver. A série estreia no dia 30 de novembro. "Vou colocar minha vida em risco para fazer minha própria versão dos atos que tiraram a vida desses mágicos", disse ele em um evento da Netflix.

Penn & Teller: Fool Us

Em "Fool Us", mágicos são desafiados a enganar os veteranos Penn & Teller - Reprodução - Reprodução
Em "Fool Us", mágicos são desafiados a enganar os veteranos Penn & Teller
Imagem: Reprodução

Os veteranos Penn & Teller apresentam provavelmente o formato mais interessante dos programas de mágica. Nesta competição, mágicos profissionais e amadores mostram seus truques mais elaborados e/ou engraçados para a avaliação dos de Penn Jillette e Teller. O desafio aqui dos ilusionistas é enganar o duo. Assim que o número acaba, eles confirmam se desvendaram o segredo ou não com o competidor. Se eles errarem, o mágico sai como vencedor. Na Netflix há 22 episódios com cerca de 40 minutos de duração cada um.

O Truque da Estrada

Com 10 episódios na sua primeira temporada, sendo que cada um se passa uma cidade diferente, "O Truque da Estrada" tem o formato clássico do mágico interagindo pelas ruas fazendo truques com o mínimo de estrutura possível. O formato pode se parecido com o "Mágica Para a Humanidade", mas Adam Trent tem um jeitão mais desengonçado que deixa o programa mais espontâneo.

David Blaine: Real or Magic?

Neste especial com pouco mais de um ahora, o veterano David Blaine faz seus audaciosos truques para pessoas na rua, mas também recebe famosos como Will Smith, Harrison Ford, Jamie Foxx, Bryan Cranston, Woody Allen e outros. Além do ilusionismo já conhecido, Blaine também choca as celebridades ao atravessar seu braço com uma agulha ou furar sua mão com o um picador de gelo.

Magicians: Life in the Impossible

O documentário mostra a história de quatro mágicos em diferentes estágios de suas carreiras com os desafios de fazer truques na rua até chegar aos grandes palcos.

Derren Brown: Miracle: Faith or Fiction

O show de Derren Brown tem vários elementos clássicos de um show de mágica para uma plateia cheia disposta a enfrentar riscos como mastigar vidro ou correr o risco de perfurar a mão em um prego. No entanto, o britânico usa suas técnicas de ilusionismo, psicologia e sugestão para manipular e conduzir os participantes em seus números.

Bônus: um experimento social

Derren Brow: The Push

Conduzido por Derren Brown, The Push se define com um experimento social. A ideia é criar um enredo e o colocar um protagonista desavisado no roteiro. "Podemos ser manipulados pela pressão social a cometer um assassinato?", diz o ilusionista no trailer. Dezessete atores em um cenário controlado sob um script ensaiado tentam convencer uma pessoa qualquer a cometer o crime

Bônus: um clássico

David Blaine: Street Magic

Direto de 1997, este é um dos vídeos que estabeleceu David Blaine entre os grandes ilusionistas. Em "Street Magic", vemos o formato mais replicado por outros ilusionistas que querem exibir suas técnicas: performances para o público na rua acompanhadas apenas por um cinegrafista. Neste registro, David Blaine faz truques impressionantes com cartas, moedas e objetos comuns aos transeuntes.