Topo

Charles Aznavour, o "Frank Sinatra francês", morre aos 94 anos

O cantor francês Charles Aznavour - Divulgação
O cantor francês Charles Aznavour Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

01/10/2018 09h37

O cantor e compositor Charles Aznavour, nome internacionalmente conhecido da música francesa, morreu aos 94 anos. Um porta-voz do músico confirmou a notícia à "AFP" nesta segunda-feira (1). Ele estava em sua casa no Alpilles (sul da França). 

O cantor francês voltou recentemente de uma turnê no Japão, e foi forçado a cancelar shows devido ao fato de ter quebrado um braço após uma queda. Ele tinha shows marcados até junho de 2019, apesar da idade avançada.

Fora da França, Aznavour era mais conhecido por seu hit "She", lançado originalmente em 1974. A canção apareceu no filme "Um Lugar Chamado Notting Hill", com Julia Roberts e Hugh Grant, embora em um cover gravado por Elvis Costello.

Em uma carreira que compreende mais de 70 anos, o "Frank Sinatra francês" gravou mais de 1.200 canções em oito linguagens diferentes. Como compositor, colocou o seu nome em mais 1.000 faixas gravadas por outros artistas.

Charlez Aznavour, o "Frank Sinatra francês", morre aos 94 anos - Mario Anzuoni/Reuters - Mario Anzuoni/Reuters
Charlez Aznavour posa na cerimônia em que ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, em 2017
Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

Em pesquisa feita globalmente pela "CNN", Aznavour foi votado como a maior personalidade do entretenimento do século. Com 18% dos votos, ficou na frente de ícones americanos como Elvis Presley e Bob Dylan.

Aznavour também fez sucesso nos cinemas. Estrelou "Atirem no Pianista" para o mestre francês François Truffaut em 1960, e foi elogiado pela performance em "O Último dos Dez" (1974), adaptação de um clássico de Agatha Christie.

O músico atuou também em "O Tambor" (1979), que venceu o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, e em filmes como "Os Fantasmas do Chapeleiro" (1982) e "O Maestro" (1990).