Topo

"Felicity", 20 anos: Por onde andam os atores da série hoje em dia?

Parte do elenco de "Felicity" - Reprodução
Parte do elenco de "Felicity" Imagem: Reprodução

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

30/09/2018 04h00

Em 29 de setembro de 1998, Felicity Porter decidiu abandonar seus planos de ir para a Universidade de Stanford e seguir a sua “paixonite” de colégio, o bonitão Ben Convington, em Nova York. A estreia de “Felicity” na emissora norte-americana The WB (a atual CW) completa vinte anos, e a marca deixada pela série J.J. Abrams e Matt Reeves é inegável.

Para começar, os dois criadores estão hoje em dia entre os nomes mais poderosos de Hollywood. Abrams é responsável por séries como “Lost”, “Fringe” e “Castle Rock”, e dirigiu longas das sagas “Star Trek” e “Star Wars”; Reeves assinou “Cloverfield - Monstro” os dois capítulos finais da trilogia “Planeta dos Macacos”, e agora trabalha em “The Batman”.

Além de lançar carreiras bem-sucedidas, “Felicity” foi marcante por conta própria. A mistura de elementos sutis de fantasia com dramas adolescentes conquistou o público, e transformou a personagem-título em um ícone tão grande que, quando a atriz Keri Russell resolveu cortar os cabelos cacheados, causou comoção nacional nos EUA.

Para marcar este aniversário de duas décadas, saiba por onde andam os atores mais marcantes de “Felicity”:

Keri Russell - Felicity

Felicity Antes e Depois - Keri Russell - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Felicity foi o papel que transformou Keri Russell em uma das queridinhas do público da TV americana. A atriz, que começou carreira com um papel pequeno em “Querida, Estiquei O Bebê” (1992), conseguiu filmes de maior expressão após o sucesso da série, incluindo “Fomos Heróis” (2002), “Missão: Impossível 3” (2006), “Garçonete” (2007), “O Som do Coração” (2007), “Um Faz de Conta que Acontece” (2008) e “Planeta dos Macacos: O Confronto” (2014).

Foi o seu retorno à TV, no entanto, que fez mais barulho: na pele da espiã soviética Elizabeth Jennings em “The Americans”, ela foi indicada a três Emmys seguidos - e muita gente acreditava que ela deveria ter ganhado pelo menos um. Com o fim da série neste ano, Russell já tem um grande projeto pela frente, “Star Wars: Episódio 9”, mais uma colaboração entre ela e J.J. Abrams, que vai dirigir o longa.

Scott Speedman - Ben

Scott Speedman - Felicity Antes e Depois - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O britânico Scott Speedman encarnou o garoto pelo qual Felicity abandonou seus planos e “se jogou” na vida metropolitana de Nova York. O charmoso ator não precisou esperar muito para conseguir um papel marcante nos cinemas após o fim da série, em 2002: no ano seguinte, ele estrelaria “Anjos da Noite” com Kate Beckinsale, um sucesso surpresa que renderia diversas continuações (Speedman só apareceu em uma, “A Evolução”, de 2006).

Desde então, o ator apareceu em filmes como “xXx 2: Estado de Emergência” (2005), “Os Estranhos” (2008), “A Minha Versão do Amor” (2010) e “Um Monstro no Caminho” (2016). Na TV, tentou replicar o sucesso de “Felicity” com a ficção científica “Last Resort”, que só durou uma temporada. Atualmente, tem papel recorrente no drama “Animal Kingdom”, da emissora americana TNT.

Scott Foley - Noel

Scott Foley - Felicity Antes e Depois - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

As coisas se complicaram para Felicity quando, na faculdade, ela conheceu outro “crush”. O americano Scott Foley interpretou Noel na série, formando o triângulo amoroso principal com a personagem-título e Ben. Ainda durante a época em que “Felicity” estava no ar, o ator consolidou sua estrela participando de “Pânico 3”, lançado em 2000.

Após a série, no entanto, Foley demorou para encontrar o seu lugar: participou como convidado de séries como “Scrubs”, “Dr. House”, “Cougar Town”, “Grey’s Anatomy” e “True Blood” antes de encontrar papel fixo em “Scandal”, onde ficou entre 2013 e 2018. Ele agora aposta em “Whiskey Cavalier”, série cômica que vai estrelar ao lado de Lauren Cohan (“The Walking Dead”) no ano que vem.

Tangi Miller - Elena

Tangi Miller - Felicity Antes e Depois - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na pele de Elena, uma das melhores amigas de Felicity na faculdade, Miller fez uma forte primeira impressão com o público da TV. Depois da série, a atriz apareceu em episódios de “Arquivo Morto”, “The District” e “The Division”, entre outros títulos, antes de se voltar para o cinema independente.

Seus projetos subsequentes incluíram uma colaboração com o diretor Tyler Perry (em “Madea’s Family Reunion”, de 2006), um dos autores negros mais lucrativos do cinema americano. A atriz também investiu na produção de filmes na África, especialmente em Gana. Em 2017, Miller estreou como diretora com “Diva Diaries”.

Greg Grunberg - Sean

Greg Grunberg - Felicity Antes e Depois - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A amizade entre o californiano Grunberg e o produtor J.J. Abrams começou com “Felicity”, onde o ator interpretou Sean Blumberg, amigo da protagonista que sempre tem uma invenção maluca na cabeça. Abrams chamaria Grunberg para quase todos os seus projetos posteriores, incluindo “Lost” (ele é o piloto do avião, que morre logo no primeiro episódio), “Alias: Codinome Perigo”, “Star Trek”, “Super 8” e “Star Wars: O Despertar da Força”.

Grunberg encontrou formas de brilhar longe do seu parceiro mais famoso, no entanto. Hoje em dia, é possível que a maioria dos fãs se lembre dele como o policial Matt Parkman em “Heroes”, que tinha o poder de ler mentes. Suas participações em “Masters of Sex”, “Criminal Minds” e “Hawaii Five-0” também foram marcantes.

Amanda Foreman - Meghan

Felicity Antes e Depois - Amanda - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Interpretando Meghan, a colega de quarto gótica de Felicity, Amanda Foreman destacava a personalidade forte da personagem, que também era praticante da religião Wicca e vivia jogando feitiços nos amigos. A atriz se tornou outra favorita de J.J. Abrams, ganhando papéis em “Alias: Codinome Perigo”, em ambos os filmes de “Star Trek” dirigidos por ele, e em “Super 8”.

Além da parceria com o produtor, Foreman brilhou sob o comando de David Lynch em “Império dos Sonhos”, e apareceu em séries como “Grey’s Anatomy”, “Private Practice”, “Dr. House” e “Parenthood: Uma História de Família”. Seu papel mais recente foi em “Awkward”, da MTV, onde interpretou a Sra. McKibben.

Amy Jo Johnson - Julie

Felicity Antes e Depois - Amy - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Amy Jo Johnson sempre será a amigável Julie para os fãs de “Felicity”, mas toda uma geração reconhece a atriz como Kimberly Hart, a Ranger rosa da série original dos “Power Rangers”. A atriz encarnou o papel de Kimberly entre 1993 e 1995, antes de embarcar na série adolescente de J.J. Abrams.

Após algumas tentativas frustradas de fazer a carreira decolar no cinema ou na TV americana, ela encontrou sucesso com “Flashpoint”, série policial canadense que ficou no ar entre 2008 e 2012. Johnson também apareceu na série “Covert Affairs”, em 2014, e em diversas produções cinematográficas independentes. Em 2017, fez participação especial no longa dos “Power Rangers”, que renovou o time de heróis.

Ian Gomez - Javier

Felicity Antes e Depois Ian - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Javier, o gerente de Felicity na loja onde ela trabalhava, foi interpretado pelo veterano ator nova-iorquino Ian Gomez. Hoje em dia, ele é mais conhecido pelo papel no filme “Casamento Grego”, de 2002 (mesmo ano do fim de “Felicity”), escrito e estrelado por sua mulher, Nia Vardalos.

Gomez também apareceu ao lado de Vardalos em “Eu Odeio o Dia dos Namorados” (2009), e foi dirigido por Tom Hanks em “Larry Crowne - O Amor Está de Volta” (2011). Entre 2009 e 2015, estrelou ao lado de Courteney Cox a comédia televisiva “Cougar Town”, e em 2018 apareceu na série “Living Biblically”, que foi cancelada após apenas uma temporada.