Topo

Criador de nova máscara de Michael Myers espera que fãs não se decepcionem

Michael Myers - Reprodução
Michael Myers Imagem: Reprodução

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

29/09/2018 20h21

Com trabalhos como "The Walking Dead", "Deadpool" e "Vingadores: Guerra Infinita" em seu currículo, o artista de efeitos especiais e maquiagem Chris Nelson disse que encontrou o "maior desafio" de sua carreira ao ser responsável pelo design da nova máscara do assassino Michael Myers, protagonista da série de terror "Halloween", que ganhará um novo filme em outubro.

"Eu estou sendo 100% honesto e eu já fiz umas coisas difíceis", disse Nelson em entrevista à revista "Entertainment Weekly". Ele disse que teve dificuldades em encontrar um novo estilo para uma imagem que já é icônica.

"Você não consegue recriar aquela imagem icônica. Eu acho que a original, aquela máscara, do jeito que fizeram, por quem ela estava sendo usada, e como filmaram, era a combinação perfeita, nunca para ser imitada novamente. Meu objetivo era tentar conseguir a forma da original, a expressão da original, o sentimento do personagem. O objetivo não era copiar, era levar um passo a frente e trazer aquele personagem de volta", declara ele, que diz ter visto "centenas" de imagens de arquivo das filmagens originais.

Ele tentou trazer um envelhecimento para a máscara: "A máscara nesse contexto da história já tem 40 anos, então estudei muitas máscaras de 40 anos, e como elas se transformaram, como apodreceram, e tentei fazer isso com uma licença cinematográfica, trazendo aquele personagem de volta à vida. É feita de látex, como todas as máscaras de Halloween. Queríamos que fosse uma máscara de Halloween e isso que ela é. Tomara que quando os fãs -- fãs de verdade -- vejam pela primeira vez não fiquem decepcionados por ela, que saibam que o personagem está de volta, e esse era o ponto.

Mas, parece que Nelson já está mais do que satisfeito com seu trabalho. Nos dias em que viu os atores James Jud Courtney e Nick Castle, que dividem o papel de Michael no filme, colocarem a máscara, Nelson relata que ficou tocado e chegou a "derramar uma lágrima". 

O novo "Halloween" traz Jamie Lee Curtis de volta ao papel de Laurie Strode. 40 anos após escapar do assassino Michael Myers, ela se prepara para matar seu algoz depois que ele escapa de uma instituição psiquiátrica em uma noite de Halloween.