PUBLICIDADE
Topo

Yasmin e Isaac: o casal baiano que estrela o novo clipe de Paul McCartney

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

24/09/2018 04h00

Convocados para um casting surpresa na agência de modelos em que trabalham, a Model Club Agency, os baianos Yasmin Canário e Isaac Murici tomaram um susto do tamanho da Arena Fonte Nova quando ficaram sabendo sobre o que a reunião se tratava. Em questão de dias, eles seriam as estrelas de “Back in Brazil”, novo videoclipe de Paul McCartney rodado em Salvador.

Isso aconteceu às vésperas do primeiro show do ex-beatle em Salvador, em outubro de 2017. Paul já havia composto a faixa que homenagearia o país e seria lançada nove meses depois no álbum “Egypt Station”. Comandada pelo diretor Charlie Lightening, a produção queria dois jovens com a cara e o espírito da letra, que narra uma aventura idílica de um casal brasileiro que se apaixona e precisa cancelar um encontro, pois o rapaz fica preso no trabalho.

Yasmin Canário - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Yasmin Canário
Imagem: Reprodução/Facebook

Lightening descobriu a agência e os modelos vasculhando na internet. O clipe tem produção brasileira de Vico Barbosa e Marcos Hermes, fotógrafo oficial das turnês McCartney no país desde 2010. Segundo ele, a escolha pela capital baiana obedeceu critérios logísticos, por ser a última data brasileira da tour “One on One”, e simbólicos, por ela representar parte da essência da cultura brasileira —e isso se estendeu também ao figurino.

Modelos há três anos, Yasmin, na época com 18, e Isaac, com 25, não tinham experiência como atores. As cenas foram rodadas de forma espontânea em cartões-postais como o Pelourinho, o Elevador Lacerda e a praia do Porto da Barra. Foram três dias de filmagem e, até a câmera ser ligada, o casal, apesar de trabalhar na mesma agência, mal se conhecia.

“A gente tinha um roteiro que eles passaram, mas ficamos bem livres para atuar e improvisar. Eles disseram para a gente usar nossas próprias falas nos diálogos, para deixar de um jeito natural, como um casal comum que conhecesse ali. Foi muito legal filmar”, conta ao UOL Yasmin. “A ideia era que o clipe fosse se desenrolando ao longo do dia. Desde o início, o Charlie tinha a ideia de direção, mas muitas coisas foram acontecendo. Várias delas ficaram de fora”, diz Isaac.

No vídeo de “Back in Brazil”, o casal se conhece nas ruas do Pelourinho e, após um flerte inicial, sai para um passeio pela cidade. Já à noite, Yasmin convida o pretendente para assistir ao show de Paul McCartney em Salvador. Esse segundo encontro não acontece, mas ela leva um cartaz à arena e termina sendo convidada pelo músico dançar no palco com ele. Na “vida real”, ninguém no estádio havia sido avisado de que tudo não passava de uma gravação de clipe.

“Só eu tive contato direto com o Paul, e só naquela hora do show. Foi indescritível. Dancei, abracei, mas infelizmente foi muito rápido”, lembra Yasmin, que, assim como o colega, precisou assinar um termo de confidencialidade que a impediu de revelar a história para amigos e jornalistas. “Foi muito difícil. Eu estava no terceiro ano, em meus colegas me perguntavam como eu havia conseguido subir. Depois, quando os fãs descobriram, muitos ficaram revoltados, dizendo que eu estava tirando lugar dos ‘fãs de verdade’.”

O modelo Isaac Murici - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O modelo baiano Isaac Murici, que já morou em São Paulo
Imagem: Reprodução/Facebook

Planos

O cachê pelo participação eles não revelam, mas dizem que foi justo peso do trabalho. E, passados nove meses desde as filmagens, ambos se dizem ainda mais fãs de Paul McCartney, sobretudo Isaac. “Rapaz, sempre gostei muito de rock clássico, e acabar fazendo parte da história de um músico como o Paul, que faz parte da história, é um sonho que eu nunca imaginei que poderia realizar. Nem sei dizer ainda qual é a sensação. Vai cair a ficha.”

A dupla também esperar colher os louros da visibilidade internacional. Ambos sonham em começar a realizar outros trabalhos nas artes cênicas. Vale lembrar que astros internacionais como Courteney Cox, Alicia Silverstone e Matthew McConaughey, por exemplo, foram revelados estrelando videoclipes de artistas famosos.

“Eu costumo manter expectativas frias sobre isso, mas espero, sim, que o clipe me alavanque como ator, além de trazer benefícios para todos que participaram”, entende Isaac. Yasmin é mais otimista. “Eu surtei quando me vi no clipe. Sei que estou começando, mas a gente sabe que muita coisa boa deve acontecer. Meu foco agora é trabalhar forte como modelo, me estabilizar e, depois, prestar vestibular. Ainda não decidi qual.”