Gary Kurtz, produtor da saga "Star Wars", morre aos 78
Gary Kurtz, que teve de crédito de produtor nos dois primeiros capítulos da saga "Star Wars", morreu aos 78 anos de idade. O "The Hollywood Reporter" confirmou a notícia com a família do americano.
Kurtz morreu neste domingo (23) após uma longa batalha contra o câncer. Ele morava em Londres, na Inglaterra. "Gary era um amado marido, pai, avô, amigo, colega e mentor, cujo trabalho e talento compreendia cinema, fotografia, música e história. Ele foi um soldado, viajou o mundo, e era um ser humano gentil e compassivo", comentou a família em comunicado oficial.
O produtor começou a trabalhar com George Lucas em "Loucuras de Verão", filme dirigido pelo criador de "Star Wars" em 1973. A parceria continuou no filme que deu origem à franquia, datado de 1977, e na continuação "O Império Contra-Ataca" (1980).
Na produção de "Império", Kurtz teve que assumir as responsabilidades de diretor de segunda unidade após a morte súbita de John Barry durante a produção. Ele foi o responsável, por exemplo, pela cena em que Luke foge da caverna do Wampa.
"Loucuras de Verão" e o primeiro "Star Wars" renderam a Kurtz duas indicações ao Oscar de melhor filme, normalmente creditado aos produtores.
Kurtz ainda produziria o clássico cult "O Cristal Encantado" (1982) e o fracasso de bilheteria "O Mundo Fantástico de Oz" (1985), que o levou a declarar falência e se afastar da indústria de Hollywood.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.