Mickey Mouse, 90 anos: 5 curiosidades sobre o icônico personagem da Disney
Um dos personagens mais amados da cultura pop comemora 90 anos em 2018. Mickey Mouse foi uma criação do poderoso Walt Disney em 1928, e fez sua estreia oficial em 18 de novembro no curta "Steamboat Willie". Amado e conhecido mundialmente, o personagem não colheu apenas frutos durante sua "carreira" --foi por pouco que ele não ganhou vida, não fosse pela insistência de seu criador.
Após tantas aventuras em quase um século de vida, conheça 5 curiosidades do Mickey.
Mickey era na verdade... Mortimer?
O personagem principal de Walt Disney na década de 1920 era Oswald, o coelho sortudo. O criador pensava que a animação fofinha seria um sucesso, mas recebeu um "não" dos investidores quando tentou arranjar grana para uma produção. Como os direitos autorais pertenciam a eles, Walt não pôde fazer nada. Mas ele era persistente. Tanto que já na viagem de volta planejou um camundongo alegre com orelhas redondas. Agora sim, Mortimer estava pronto. Calma, e o Mickey? Então, o primeiro nome do icônico personagem era muito diferente do que estamos acostumados hoje, e foi graças a mulher de Disney, Lillian, que o desenho ganhou o nome de Mickey.
O sucesso não veio de imediato
Com Mickey finalizado agora só faltava uma animação para ele. Walt Disney embarcou imediatamente no primeiro desenho animado do seu novo produto, "Mickey Mouse: Plane Crazy". O entusiasmo desapareceu quando nenhum distribuidor se interessou pelo filme. O norte-americano arriscou mais um desenho animado mudo, intitulado "Mickey, The Gallopin' Gaucho". Porém, a Warner Bros. já estava focada nos filmes falados, e não deu bola para o projeto. Finalmente, a estreia do personagem aconteceu no curta "Steamboat Willie", que chegou quase há 90 anos no cinema Colony Theatre, de Nova York, tornando-se o primeiro desenho animado com som sincronizado da história.
As primeiras palavras
Walt Disney era esperto e não iria esperar muito para entrar na então novidade da sétima arte (os filmes falados). No ano seguinte ao lançamento de Mickey, o seu criador apostou no curta "The Karnival Kid", que marcou as primeiras palavras do personagem: "Hot dog! Hot dog!". A partir daí, na maioria dos curtas estrelados por ele durante a Segunda Guerra Mundial, era o próprio Walt Disney que dava voz ao protagonista.
Primeiro personagem de desenho animado "mundial"
O sucesso de Mickey foi arrebatador, sendo um marco para a indústria pop como o primeiro desenho que se espalhou pelo mundo. Um livro sobre o Mickey saiu em 1930, enquanto o primeiro relógio oficial do personagem ganhou as lojas em 1933. O símbolo da Walt Disney Company ainda ganhou alguns nomes distintos em certos países do mundo: em italiano, é chamado de Topolino; em alemão, é o Micky Maus; em espanhol, Raton Mickey; em sueco, Musse Pigg; e em mandarim, Mi Lao Shu.
Na televisão e no Oscar
Mickey chegou aos televisores norte-americanos em 1950, no especial natalino "One Hour in Wonderland". Junto com a novidade, ainda foi exibido na grade televisiva a animação clássica "Relojoeiros das Alturas", lançada em 1937. O sucesso no cinema, na televisão e em praticamente todas as áreas em que atuava levou Mickey ao maior prêmio do cinema: o Oscar. Walt Disney levou um prêmio pelo criação do personagem em 1932, mas o próprio Mickey só foi estrear no evento em 1998, quando entregou um envelope para o ator Tom Selleck. Cinco anos depois, o camundongo voltou para a cerimônia em Hollywood como uma animação ao lado da atriz Jennifer Garner.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.