Topo

Roberto Carlos é 12º em lista das 50 melhores músicas latinas de todos os tempos

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

22/09/2018 14h30

Roberto Carlos está representando o Brasil em uma seleção da Billboard com as 50 melhores músicas latinas de todos os tempos. O rei ficou na 12ª posição da lista com "Amigo", música de 1977 que tem letra dele e melodia de Erasmo Carlos.

Erasmo Carlos faz selfie com Roberto Carlos - Francisco Silva/AgNews - Francisco Silva/AgNews
Erasmo e Roberto Carlos em foto de 2015
Imagem: Francisco Silva/AgNews

"Roberto Carlos escreveu uma série de sucessos românticos que, traduzidos para o espanhol, se tornaram hinos. Ironicamente, 'Amigo', a música que ele escreveu para seu amigo e colaborador de longa data Erasmo Carlos, é a mais significativa delas, amada por homens e mulheres", diz a revista sobre a escolha.

O brasileiro ficou na frente de várias canções marcantes na história da música latina, como "La Bamba" (44º), "Guantanamera" (49º) e "Macarena" (50º). "Amigo", porém, está atrás de hits mais recentes como "Despacito" (5º), "Bailando" (7º) e "Gasolina" (10°). 

"Esta Tarde Vi Llover", uma composição do mexicano Armando Manzanero que ganhou vários intérpretes e uma versão em inglês cantada por Tony Bennett e Alejandro Sanz lidera a lista. A Billboard avalia a música como "de tirar o fôlego em sua simplicidade e eficácia". 

"Passamos meses discutindo, pesquisando e refletindo sobre a música de artistas antigos e novos, considerando tudo, desde vendas até o impacto, passando pela inovação e a longevidade", justifica a Billboard sobre as escolhas.

"Queríamos representar todo o espectro da música latina (incluindo a música da Espanha), das baladas mexicanas aos sons de Cuba, da salsa colombiana a bachata atual. Nosso padrão de seleção não foi meramente pensando nos hits, mas sim nas músicas que fizeram a diferença, que marcaram um momento, que influenciaram muitos e que foram simplesmente ótimas composições."

Veja aqui a lista completa (em inglês).

Errata: este conteúdo foi atualizado
A faixa "Amigo" foi lançada em 1977.