Topo

Roteirista diz que dupla da Vila Sésamo é um casal gay

Bert e Ernie, da Vila Sésamo - Matthew Simmons/Getty Images
Bert e Ernie, da Vila Sésamo Imagem: Matthew Simmons/Getty Images

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

18/09/2018 11h21

Um tema debatido há anos pela comunidade LGBT ganhou nova luz. Um dos roteiristas da Vila Sésamo afirmou que os personagens Bert e Ernie são um casal gay, como muita gente já imaginava, reacendendo uma discussão antiga.

Mark Saltzman deu entrevista ao site "Queerty" e falou sobre os rumores do passado. Vale lembrar que em 2011 os produtores do programa haviam negado que os personagens tenham gênero. Mas não é o que Saltzman diz agora, apesar de ele admitir que nunca foi uma questão alardeada por ele.

Questionado pelo site, ele afirmou que baseou seu próprio relacionamento com o parceiro Arnold Glassman - a quem chama de Arnie - quando precisou escrever para o seriado.

"Eu me lembro que em uma coluna do jornal The San Francisco Chronicle, um aluno de pré-escola da cidade perguntava para a mãe: 'Bert & Ernie são amantes?'. E achei curioso vir de uma criança", afirmou o roteirista.

"Aquilo fez as pessoas rirem mas depois voltou ao normal. E eu sempre pensei nesse sentido que, mesmo sem querer fazer disso uma grande questão, quando eu estava escrevendo Bert & Ernie, as pessoas estavam", adicionou ele, deixando claro que sua vida pessoal foi uma inspiração. "Eu não teria outra forma de contextualizar os personagens. As pessoas sempre se referiam a mim e Arnie como Bert & Ernie."

Apesar das declarações de Saltzman, oficialmente os produtores do programa preferiam se abster. Em 2011, declararam que os personagens - que estrearam em 1969 - simplesmente não tem sexualidade definida.

O roteirista ainda acrescentou que vê outras dinâmicas que ligam momentos do programa com o público gay.

"Eu nunca falei para os chefes que estava escrevendo sobre meu parceiro e eu. Mas havia personagens que tinham apelo para a audiência gay", completou Saltzman.