Topo

México seleciona "Roma", grande vencedor de Veneza, para concorrer ao Oscar

Cena de "Roma", de Alfonso Cuarón - Divulgação
Cena de "Roma", de Alfonso Cuarón Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

14/09/2018 15h11

O México oficializou nesta sexta-feira (14) a candidatura do filme "Roma", de Alfonso Cuarón, para o Oscar 2019 de melhor filme estrangeiro. A informação é do "The Hollywood Reporter".

Com a decisão, o México sai na frente na corrida da categoria. "Roma", bancado pela Netflix, é o primeiro filme de Cuarón desde vencer o Oscar por "Gravidade", em 2013. O longa também venceu o prestigiado Leão de Ouro, prêmio maior do Festival de Veneza, neste ano.

A novidade também significa que "Roma" tem chances reais de receber indicações ao Oscar tanto em melhor filme estrangeiro quanto na categoria principal da noite, melhor filme. A Netflix está estudando se deve lançar o filme em circuito limitado nos EUA para poder concorrer a melhor filme.

Poucos títulos conseguiram feito parecido na história - e todos acabaram vencendo apenas a estatueta de melhor filme estrangeiro. Foi o caso com "Z" (1969, Algéria), "A Vida é Bela" (1997, Itália), "O Tigre e o Dragão" (2000, Taiwan) e "Amor" (2012, França). "Os Emigrantes" concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1972, pela Suécia, e foi subsequentemente lançado nos EUA - ganhando, assim, uma indicação a melhor filme em 1973.

"Roma" chega ao serviço de streaming da Netflix em 14 de dezembro.