Topo

Criador de "Black-ish" revela que Disney barrou episódio anti-Trump

O roteirista e produtor Kenya Barris - Jason Merritt/Getty Images
O roteirista e produtor Kenya Barris Imagem: Jason Merritt/Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

12/09/2018 11h25

O criador da sitcom "Black-ish", Kenya Barris, revelou em nova entrevista ao "The Hollywood Reporter" que os executivos da Disney barraram um episódio da série que expressava posicionamentos políticos contrários ao presidente dos EUA, Donald Trump.

O capítulo em questão, "Please Baby Please", trazia o protagonista Dre (Anthony Anderson) contando uma história para o seu filho na hora de dormir. Nela, usando metáforas, Dre refletia sobre acontecimentos políticos do ano - o episódio usava animações e trechos de telejornais para ilustrar a trama.

O episódio chegou a ser gravado, e o cineasta Spike Lee aceitou registrar uma participação especial como narrador. No entanto, dias antes de quando estava planejada a exibição (em 27 de fevereiro), executivos da emissora ABC e da sua companhia-mãe, a Disney, decidiram não colocar "Please Baby Please" no ar.

Barris cita o caso como "a gota d'água" para o fim do seu relacionamento com a Disney. "Eu percebi que não seria útil para eles depois disso, não como eles queriam que eu fosse", comenta, diplomaticamente.

"Eu sei que a Disney tinha preocupações sobre o ângulo da história que estávamos contando. Uma coisa que aprendi na TV aberta é que, quando você está falando de política, precisa apresentar todos os lados", continua.

O produtor aponta que a abordagem de Ben Sherwood, chefe de TV da Disney, não foi ideal no momento delicado de descartar o episódio. "Ben queria manter a aparência da ABC como um ambiente aberto para qualquer tipo de expressão, quando não era. Isso eu vejo muito claramente. Quando você tem os seus limites, você precisa dizer. Eu respeitaria mais a Disney se eles fizessem isso", comenta Barris.

O episódio foi também o estopim para Barris pedir liberação de seu contrato com a companhia, que originalmente seguiria por mais três anos, e assinar um acordo milionário com a Netflix. "Eu pensei comigo mesmo: 'Se vou sair daqui, quero sair para um lugar onde estarei completamente liberado'. Eu quero fazer algo na Netflix com atitude - algo ousado e sem pedir desculpas", diz.

Sem Barris, "Black-ish" vai seguir para a sua quinta temporada, marcada para estreia em 16 de outubro.