Toronto tem protesto por mais oportunidades para mulheres cineastas
Centenas de pessoas tomaram as ruas do centro de Toronto neste sábado (8) para protestar contra a falta de oportunidade para as mulheres cineastas e para pedir que a indústria de entretenimento amplie as vozes das minorias em filmes e séries. A cidade canadense está recebendo um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.
Segundo a Variety, entre os manifestantes estavam as atrizes Geena Davis e Mia Kirshner e as diretoras Nandita Das e Amma Asante, que contaram as suas histórias e mostraram números que comprovam que a indústria do entretenimento é dominada por homens brancos.
Entre 2007 e 2017, apenas 4% dos 1100 maiores filmes foram dirigidos por mulheres, sendo que apenas quatro deles tiveram uma diretora negra.
"Todo dia eu sonho com um mundo em que não exista a necessidade de falar isso e que as minhas colegas artistas mulheres possam falar de sua arte, e não fazer campanha para isso", disse Assante. "A menos que melhoremos as condições para que nossos corpos sejam respeitados no local de trabalho, não vejo como teremos nossas mentes respeitadas e nossas lideranças conquistadas", completou Kirshner.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.