Topo

Anitta e Jojo apostam na zoeira pra falar sério em novo funk do duo Seakret

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

07/09/2018 10h24

O clima é de festa e volta ao passado. Anitta agilizou um encontro com seus amigos de infância e adolescência em Honório Gurgel, e levou Jojo Todynho e o duo Seakret a tiracolo para gravar o single "Perdendo a Mão". Ouça o áudio:

O vídeo deve ir ao ar ainda nesta sexta-feira. "O clipe não é uma simulação, realmente foi uma puta festa mesmo. A gente se sentiu em casa, foi tudo muito natural", conta Pedro Dash, do Seakret, sobre o funk lançado nesta sexta-feira (7) no canal do YouTube do duo de produtores. 

"Perdendo a Mão" - Divulgação - Divulgação
Capa de "Perdendo a Mão"
Imagem: Divulgação

A música é "bem simples com umas doideiras no meio", define o produtor. "Perdendo a Mão" aposta no funk raiz com elementos do funk moderno e do hip-hop.

"Vai ter gente que vai dar uma estranhada de primeira, mas vai ser aquela estranhada boa de ouvir de novo e assimilar o som", explica Pedro Dash ao UOL, que assina o som ao lado do parceiro Dan Valbusa, impossibilitado de dar entrevistas por causa de uma cirurgia de apêndice no dia anterior.

Alerta de relacionamento abusivo

Os produtores, que já tinham trabalhado com Anitta em "Cobertor" e "Me Leva a Sério", mandaram as batidas para a cantora em uma quinta-feira. Ela aprovou e devolveu com uma letra que estava martelando havia algum tempo em sua cabeça. "Perdendo a Mão" é uma espécie de conversa de duas amigas que mandam a direta para uma terceira sobre um relacionamento abusivo que a mulher está vivendo. Coube a Jojo Todynho assumir o posto da amiga que canta com Anitta. "Ela sugeriu a Jojo e a achamos do car#*%. Somos fãs."

"Toda vez que a gente sai é mó emoção/ Só fala besteira desce até o chão / Tu é minha parceira ou talvez meu irmão / Mas pegou esse cara e tá perdendo a mão/ Ele é bonito dá até pra entender/ Mas já tá pirando querendo te prender/ Controla tua roupa, tuas amiga e os rolê", cantam as amigas funkeiras.

Na segunda-feira seguinte o quarteto já estava reunido em um estúdio no Rio de Janeiro para terminar a produção e gravar a música. O clipe, agilizado pela própria Anitta, saiu na terça.

Jojo Todynho e Anitta nos bastidores - Divulgação - Divulgação
Os produtores do Seakret, Jojo Todynho e Anitta nos bastidores do clipe de "Perdendo a Mão"
Imagem: Divulgação

Made in Honório Gurgel

"Tudo é despretensioso. Não exigiu uma superprodução. Foi uma parada que ela [Anitta] mesmo arrumou a produção do clipe. Foi fácil de resolver", lembra Dash. A cantora chamou os amigos e fez parcerias com fornecedores de Honório Gurgel, bairro da periferia onde ela cresceu. Algumas peças de roupa, inclusive, são originais da época da adolescência de Anitta.

Boa parte do vídeo de "Perdendo a Mão" foi gravado na antiga casa da cantora e na de um dos amigos dela que costumava reunir a galera. A ideia de usar câmeras VHS também foi ideia da poderosa. As filmagens foram feitas pelas mesmas pessoas que registravam Anitta no início de carreira nos bailes da Furacão 2000. A direção é de Junior Bill.

O encontro rolou no final de junho, aproveitando uma brecha de dois dias na agenda da Anitta - que atualmente está dividida entre Brasil e México. O lançamento de "Perdendo a Mão" segue a estratégia que a cantora adotou em 2018 de abrir espaço para as parcerias com artistas brasileiros e lançar suas músicas próprias em outros idiomas, investindo na carreira internacional.