Topo

Espanha escolhe comédia "Campeones" para concorrer ao Oscar 2019

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

06/09/2018 11h17

A corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019 aos poucos vai tomando forma. O "The Hollywood Reporter" revelou, nesta quinta-feira (6), que a Espanha já escolheu o seu representante: a comédia "Campeones", do diretor Javier Fesser.

O filme, que atualmente lidera as bilheterias espanholas, conta a história de um homem de meia-idade que, dirigindo bêbado, bate em um carro de polícia. Ele é condenado a prestar serviço comunitário, treinando um time de basquete formado por homens com deficiências.

Essa é a segunda vez que Fesser é selecionado para concorrer ao Oscar pela Espanha. Em 2008, o seu drama "Caminho da Luz" chegou a aparecer na lista de pré-indicados, mas não conseguiu cavar uma vaga na prestigiada premiação.

O cineasta, no entanto, tem outra indicação ao Oscar no currículo: pelo curta-metragem "Binta y La Gran Idea", lançado em 2004.

Mais de 20 países ao redor do mundo já selecionaram seus filmes para a corrida do Oscar 2019. Entre os destaques, o drama "Never Look Away", da Alemanha, do diretor Florian Henckel von Donnersmarck, vitorioso na categoria de melhor filme estrangeiro em 2006, por "A Vida dos Outros".

O representante do Brasil será revelado no dia 11 de setembro.