Topo

Binoche lidera 200 artistas em carta exigindo ação contra aquecimento global

Juliette Binoche em Cannes, na França, em 2016 - Getty Images
Juliette Binoche em Cannes, na França, em 2016 Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

04/09/2018 10h05

Juliette Binoche, atriz francesa conhecida por sua performance vencedora do Oscar em "O Paciente Inglês", lidera um grupo de 200 artistas e cientistas que assinam uma carta aberta demandando que governos ao redor do mundo tomem atitudes contra o aquecimento global.

Binoche redigiu a carta ao lado da astrofísica Laurien Barrau. Isabelle Adjani, Marion Cotillard e Catherine Deneuve, colegas francesas de Binoche, também assinaram o recado. Bradley Cooper, Willem Dafoe, Ethan Hawke, Ralph Fiennes, Jude Law, Charlotte Rampling, John Turturro, David Cronenberg, Wim Wenders e outros nomes famosos se juntaram a elas.

Segundo o "Huffington Post", o grupo de astros e estrelas pedem que políticos de todo o mundo tomem atitudes "firmes e imediatas", descrevendo as mudanças climáticas como "o grande desafio da humanidade".

"Chegou a hora de tomar atitudes sérias", continua a carta. "A sexta extinção em massa está acontecendo em velocidade recorde, mas ainda não é tarde demais para evitar o pior".

Cientistas como Françoise Combes (astrofísica), Jean Jouzel (climatologista), Mikhail Gromov (matemático) e Carlo Rovelli (físico) se juntaram aos atores e diretores ao assinar a carta.

A carta chega pouco depois do pedido de demissão de Nicolas Hulot, ministro da ecologia da França, que se disse desapontado com a falta de comprometimento do presidente Emmanuel Macron com metas ambientais.