Topo

10 heróis e vilões com as histórias mais tristes dos quadrinhos

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 04h00

Quando pensamos em histórias tristes nos quadrinhos, logo lembramos de Homem-Aranha e Batman, mas o mundo das HQs guarda heróis e vilões que comeram o pão que o diabo amassou -- alguns quase literalmente. Veja abaixo 10 personagens com o passado sombrio.

Corvo

Trecho da HQ de "O Corvo" - Reprodução - Reprodução
Trecho da HQ de "O Corvo"
Imagem: Reprodução

Muito além da tragédia que marcou o filme "O Corvo" (1994), quando Brandon Lee foi morto durante as gravações, o enredo da HQ criada por James O'Barr começa com o protagonista, Eric Draven, e sua namorada, Shelley, voltando de um jantar romântico até que o carro em que estavam quebra na estrada. De repente, uma gangue de criminosos aborda o casal, atira na cabeça de Eric e estupra sua namorada, que morre algumas horas depois. O'Barr se inspirou na vida pessoal para criar a história do herói, já que a sua namorada foi morta por um motorista bêbado.

Feiticeira Escarlate

Vingadores Feiticeira Escarlate Elizabeth Olsen - Divulgação - Divulgação
Vingadores Feiticeira Escarlate Elizabeth Olsen
Imagem: Divulgação

A heroína da Marvel tem uma das histórias mais confusas dos quadrinhos. Por muito tempo ela pensou que fosse filha de Magneto, em seguida falaram que seu pai era o Ciclone (que tinha supervelocidade assim como o outro filho, Mercúrio), mas recentemente foi revelado que seus pais são Marya e Django Maximoff. Além disso, a origem de seus superpoderes também encontra ramificações, mas a mais popular é que ela e seu irmão foram sequestrados pelo Alto Evolucionário e viraram cobaias do vilão. Como se não bastasse o trauma, a família que a Feiticeira Escarlate planejou com Visão não deu certo. Ela deu à luz gêmeos Tommy e Billy, mas a magia que ela usou para engravidar ainda disseminou um demônio chamado Mephisto.

X-23

X-23 em cena de "Logan" - Reprodução - Reprodução
X-23 em cena de "Logan"
Imagem: Reprodução

A menina que ficou popular graças ao filme "Logan" (2017) nem nasceu, na verdade ela foi clonada a partir de um cromossomo do Wolverine. Ela foi criada como um rato de laboratório, sem poder transmitir emoções e sendo obrigada a resistir por inúmeras horas de tortura, além de ser envenenada com radiação para ativar seu gene mutante. A garota foi treinada para ser uma assassina. Como se não bastasse, após entrar em um estado de fúria, X-23 mata sua mãe adotiva, a Dra. Sarah Kinney.

Justiceiro

Justiceiro aparece com o uniforme em nova foto divulgada pela Netflix - Jessica Miglio/Netflix/Divulgação - Jessica Miglio/Netflix/Divulgação
Justiceiro aparece com o uniforme em nova foto divulgada pela Netflix
Imagem: Jessica Miglio/Netflix/Divulgação

Antes de virar o anti-herói Justiceiro, Frank Castle foi um herói da Guerra do Vietnã que não deu sorte ao voltar para sua família. Um dia, enquanto ele, a mulher e a filha passeavam pelo Central Park, Frank testemunhou um assassinato cometido pela máfia. Para eliminar qualquer testemunha, os criminosos atiraram na esposa e na filha pequena dele. A raiva do herói foi tanta que ele começou a caçar bandidos pela cidade de Nova York sem dó nem piedade por nada.

Spawn

Spawn - Divulgação - Divulgação
Spawn
Imagem: Divulgação

Outro que não pode ser encaixado como um herói tradicional, Spawn ainda era Francis Simmons quando salvou o presidente, mas acabou matando diversos civis em outras ocasiões. Traído e morto por um amigo, Spawn foi ao inferno e fez um acordo com um demônio. Ele venderia sua alma se pudesse ver a esposa mais uma vez. Ele conseguiu, mas voltou para a Terra totalmente desfigurado, cinco anos após sua morte. Resumo: sua amada estava casada com outro e ainda teve um filho. Para completar a lista, Spawn virou um soldado de uma grande guerra entre demônios. 

Coisa

O Coisa é um herói da Marvel - Reprodução - Reprodução
O Coisa
Imagem: Reprodução

Ben Grimm também sofreu muito na vida. Após ter o corpo transformado em grandes blocos de rocha, uma forma que assumiria para o resto da vida, o herói ainda virou o padrinho de casamento de Johnny Storm (Tocha Humana) e Alicia Masters, sua paixão durante o colégio. O Coisa é um dos personagens mais tristes da Marvel, sempre infeliz por ser o único do Quarteto Fantástico que não consegue voltar para sua forma normal. O seu nome de herói é um resumo justamente do que ele é, uma monstruosidade sem "personalidade" ou nome próprio. 

Rocket

Cena de "Guardiões da Galáxia Vol. 2" - Film Frame/Marvel Studios 2017 - Film Frame/Marvel Studios 2017
Rocket em "Guardiões da Galáxia Vol. 2"
Imagem: Film Frame/Marvel Studios 2017

O guaxinim é um dos personagens mais queridos de "Guardiões da Galáxia", mas guarda um passado muito triste. O animal foi raptado de seu habitat natural e virou cobaia para inúmeros experimentos científicos. Deram a ele implantes cibernéticos e a capacidade mental para ter uma consciência, transformando-o em uma máquina de guerra.

Magneto

Ian McKellen como Magneto - Reprodução - Reprodução
Ian McKellen como Magneto
Imagem: Reprodução

Um judeu que passou pelos horrores da Segunda Guerra, Max Eisenhardt (que também usa o nome de Erik Lansherr) foi capturado na Polônia e o resto da sua família foi executada pelos nazistas. Ele foi forçado a trabalhar em Auschwitz como operador das câmaras de gás. Max conseguiu escapar do campo de concentração com a sua mulher Magda. Já na Ucrânia, o casal teve uma filha, Anya. Uma noite, a casa da família Eisenhardt foi queimada por um capataz, e não recebeu ajuda de nenhum vizinho. Com a mulher e a filha mortas, Magneto usou seu dom do magnetismo pela primeira vez para matar todos que estavam no local.

Wolverine

Cena do filme ?Logan? (2017), de James Mangold - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "Logan" (2017)
Imagem: Reprodução

Ainda falando dos X-Men, Wolverine é outro que teve uma origem trágica. Nascido durante os anos de 1880, o jovem James Howlett mata seu pai biológico com as garras que emergem de suas mãos, assim que a mutação se manifesta. Fugindo de sua casa, James acidente mata sua amiga e, a partir deste momento, começa uma vida de dor e medo. O maior problema do herói é ser imortal, o que vira uma das características mais tristes de sua existência. Quase 150 anos depois, já com os X-Men, a morte de Jean Grey ainda o deixa com mais raiva do mundo.

Mr. Freeze

O vilão Mr. Freeze - Reprodução - Reprodução
O vilão Mr. Freeze
Imagem: Reprodução

Um dos poucos vilões que não tem como objetivo dominar tudo e todos ou arranjar mais poder. Ele simplesmente quer descobrir a cura para a doença de sua mulher. O Dr. Victor Fries era especialista em criogenia e usou todo o seu conhecimento após sua amada ser diagnosticada com uma doença terminal. Victor congelou o corpo da mulher até conseguir descobrir a cura para a sua doença, mas um descuido de seu chefe acabou destruindo o equipamento. Logo em seguida, um raio experimental acertou o cientista, abaixando sua temperatura corporal e o obrigando a usar uma vestimenta especial para sobreviver.