Topo

Filmagem de "Invocação do Mal" foi mais assustadora do que o próprio filme

Vera Famiga e Patrick Wilson em cena de "Invocação do Mal" - Divulgação
Vera Famiga e Patrick Wilson em cena de "Invocação do Mal" Imagem: Divulgação

Osmar Portilho

Colaboração para o UOL

03/09/2018 04h00

O que um bom longa de terror precisa ter? Sustos, visual escuro, trilha sonora macabra e claro, histórias inexplicáveis de bastidores. Muitas vezes, esses acontecimentos atrás das câmeras podem ser mais assustadores do que o filme em si. E segundo essa lista feita pelo site Grunge, este parece ser o caso de "Invocação do Mal" e "Invocação do Mal 2".

Cena de "Invocação do Mal" - Divulgação - Divulgação
Cena de "Invocação do Mal": Crianças apareceram com machucados sem explicação
Imagem: Divulgação

Machucados estranhos

O ator Patrick Wilson, que viveu Ed Warren no filme, disse que alguns atores mirins misteriosamente apareciam com machucados sem explicação no set. Ao The Independent, ele disse que estranhou o fato, já que as crianças raramente faziam cenas que exigiam esforço físico ou algo que pudesse realmente causar algum hematoma.

Cortinas assombradas

Quer algo mais clichê do que uma cortina se mexendo sozinha? Bom, Patrick Wilson não vê nada de engraçado nisso. O ator, que passou a se interessar mais pelo estudo de atividades paranormais durante o filme, afirmou ter presenciado algo do tipo nas filmagens. Ele chegou a fazer um vídeo e mostrar para o diretor James Wan.

"No fim do cenário haviam cortinas enormes. E elas começaram a se mexer sozinhas. Nenhuma porta estava aberta e o ar condicionado estava desligado", disse Wan ao site coreano Star2.

Cadê esse vídeo, Patrick?

Hora do diabo

Caso você esteja pensando que Patrick Wilson estava envolvido demais com a trama, Vera Farmiga também presenciou algo estranho. Ao Collider, ela disse que desde que a filmagens começaram ela passou a acordar espontaneamente às 3h da manhã. Este é o horário conhecido como "hora do diabo", onde vários filmes já abordaram este momento como crucial para atividades demoníacas. Durante toda a gravação de "Invocação do Mal" a atriz teve problemas para dormir.

A atriz Vera Farmiga disse que acordava misteriosamente às 3h da manhã, a famosa "hora do diabo" - Divulgação - Divulgação
A atriz Vera Farmiga disse que acordava misteriosamente às 3h da manhã, a famosa "hora do diabo"
Imagem: Divulgação

Sobrou até para o computador

Ao CinemaBlend, Vera Farmiga também contou que algo estranho aconteceu com seu computador. A tela de seu laptop subitamente apareceu com uma marca do que seriam três garras. A atriz afirma que isto teria acontecido logo após uma conversa que ela teve com o diretor James Wan sobre o papel de Lorraine Warren.

As marcas voltaram

Assim que as gravações de "Invocação do Mal" terminaram, as coisas deveriam voltar ao normal, certo? Errado. Um dia depois de se despedir do set, Farmiga disse que acordou com uma marca de três arranhões em sua coxa. A marca seria justamente parecida com as garras que apareceram no seu computador.

A culpa é do cachorro?

E os fatos estranhos não envolveram só o elenco do filme. Em conversa com o Collider, os roteiristas Carey e Chad Hayes afirmaram que também tiveram sua cota experiências paranormais. A mulher de Carey esteve no set e, quando voltou para casa, notou uma poça d'água com um formato estranho. Ela achou que lambança tinha sido feita pelo cão da família e o prendeu. Depois de limpar a poça, ela notou -- mesmo com o bichinho na casinha -- que a poça se formou no mesmo lugar.

O roteirista diz que tentou manter a calma em todo o episódio para não alarmar sua família. "Você precisa ter bastante fé para se proteger. Quando você escreve sobre esse tipo de coisa, isso pode ser uma espécie de atrativo", concluiu.

"Algo muito ruim vai acontecer hoje"

Em certo ponto das gravações, a verdadeira família Perron foi visitar o set de "Invocação do Mal". Os integrantes já haviam ficado alarmados com as semelhanças que o filme desenvolvia com suas vidas. O roteirista Chad Hayes lembra do encontro com uma das crianças quando ela disse para ele: "Algo muito ruim vai acontecer hoje".

Naquele dia, a mãe dela, Carolyn, sofreu uma queda e fraturou a bacia.

Vera Farmiga e James Wan em bastidores de "Invocação do Mal" - Divulgação - Divulgação
Fatos estranhos aconteceram também com roteiristas e até com o diretor James Wan, que aparece na foto ao lado de Vera Farmiga
Imagem: Divulgação

O quarto dos Warren

Uma locação muito popular entre os fãs do filme, o quarto dos Warren reunia diversas peças envolvidas com atividades paranormais. E não que o cenário também criou vida?

De acordo com o produtor Rob Cowan, em entrevista ao site ComingSoon, um item simplesmente mudava de lugar constantemente sem ninguém mexer. Era um porquinho de madeira.

"Ele aparecia aqui e, de repente, estava em outro lugar. Aí do nada voltava para cá", explicou.

Nem o padre resolveu

Em "Invocação do Mal 2", um padre foi chamado para abençoar o set de filmagem. Afinal, não custa nada um pouco de precaução, né. Ao site ComingSoon, um segurança do estúdio disse que era comum ouvir barulhos de marteladas e furadeiras debaixo do cenário mesmo quando não havia ninguém trabalhando. Pelo jeito não funcionou.

Espíritos no iPad?

Leigh Whannell é amigo de longa data de James Whan e foi fazer uma visita no set. Estranhamente, os dois haviam acabado de trabalhar na produção do filme "Insidious" juntos. Whannell disse que enquanto estava no set, diversas fotos do filme apareceram no seu iPad sem explicação. E ele também não conseguia apagar as imagens do aparelho.