Topo

"Shameless" vai perder sua protagonista, Emmy Rossum, na nona temporada

08.jun.2014 - A atriz Emmy Rossum apresenta categoria no Tony Awards 2014 no Radio City Music Hall, em Nova York - Getty Images
08.jun.2014 - A atriz Emmy Rossum apresenta categoria no Tony Awards 2014 no Radio City Music Hall, em Nova York
Imagem: Getty Images

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

30/08/2018 15h30

Fiona Gallagher está dizendo adeus. Após nove temporadas liderando o elenco de "Shameless", a atriz Emmy Rossum anunciou no Facebook que está saindo da série do canal norte-americano Showtime.

Em  um longo post em que diz adeus aos fãs, colegas de elenco e equipe da série, Rossum não esclarece se aparecerá na totalidade da nona temporada da série, mas dá a entender que o título vai continuar sem ela.

"Até 'Shameless' entrar na minha vida, [...] eu vivia a existência transiente e maravilhosa de um ator", comenta Rossum, citando como pessoas em sua profissão normalmente "pulam" de um set de filmagem a outro, com outra equipe, a cada par de meses. "Eu nunca tinha percebido o quanto sentia falta de um senso de comunidade na minha vida. 'Shameless' me deu isso, e a todos nós na equipe. Temporada após temporada, era incrível como exatamente as mesas pessoas estavam de volta".

A atriz ainda comenta que é filha única e nunca teve uma grande família, como sua personagem na série. "Foi incrível observar as crianças crescerem e se tornarem seres humanos fortes, talentosos e independentes. Eu ensinei Emma [Kenney, a Debbie da série] a depilar as pernas. Eu estava lá quando Ethan [Cutkosky, o Carl] aprendeu a dirigir", conta. "[...] Esse tipo de estabilidade, esse tipo de família, fez com que eu me sentisse segura para crescer criativamente".

"Nós fizemos mais de 100 horas de televisão. Isso não é pouca coisa", comenta Rossum, lembrando que a série chegará ao seu 100º episódio na nona temporada. "Há um estudo que diz que você demora 100 horas de convivência para se tornar amigo de alguém. Os Gallagher estão na vida das pessoas há 100 horas. Faz sentido. Podemos sentir a conexão de vocês, fãs, conosco e com esses personagens. É incrível estar no aeroporto, no restaurante, na rua, e ouvir um 'oi, Fiona!'".

"A oportunidade de interpretar Fiona tem sido um grande presente. Há poucos personagens, femininos ou não, tão cheios de camadas e dinâmicos. Ela é uma leoa, corajosa, falha e sexualmente liberada. Ela é machucada, vulnerável, mas nunca desiste. Ela está vivendo em uma depressão econômica, mas se recusa a ficar deprimida. Ela é cheia de recursos, leal, brava", define a seguir.

"Eu sei que vocês continuarão sem mim, por enquanto. Há muito mais de histórias dos Gallagher para contar", conclui a atriz. "Eu sempre vou torcer pela minha família. Tentem não pensar em mim como aquela que foi embora, mas sim aquela que se mudou para a casa vizinha".

A nona temporada de "Shameless" estreia em 9 de setembro nos Estados Unidos. A Showtime ainda não confirmou a renovação para o décimo ano, apesar da declaração de Rossum.