Topo

Franquia "Star Trek" receberá prêmio honorário da academia do Emmy

Elenco de "Jornada nas Estrelas - Star Trek", de 1966-1969 - AP
Elenco de "Jornada nas Estrelas - Star Trek", de 1966-1969 Imagem: AP

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

30/08/2018 13h18

A franquia "Star Trek" foi selecionada para receber o Governors Award, prêmio honorário da Academia de Televisão, a mesma que concede o Emmy. A informação é da "Variety".

O prêmio foi criado em 1978 para reconhecer "contribuições culturais de caráter universal e excepcional" dentro do mundo da TV. Vencedores anteriores incluem o reality show "American Idol", o especial anual de caridade "Comic Relief" e o programa de transmissão de peças teatrais "Masterpiece Theater".

"'Star Trek' é a primeira série que eu me lembro de assistir quando criança", comentou Mark Spatny, chefe do Governors Award, em um comunicado oficial. "Ela sempre esteve à frente do seu tempo. Não só todas as encarnações da série promoveram inclusão e aceitação, além de inspirarem o pensamento criativo e a exploração espacial, como suas inovações técnicas foram muito significativas para a evolução da televisão como um todo".

Criada em 1966 por Gene Roddenberry, a "Star Trek" original (ou "Jornada nas Estrelas", para os fãs de longa data) começou um fenômeno cultural que já se estende por mais de 50 anos, produzindo mais de 700 episódios de televisão e vencendo 30 estatuetas do Emmy.

O pioneirismo de "Star Trek" começava na escalação do elenco, que trazia personagens de todas as etnias, gêneros e (mais recentemente) sexualidades em posições de respeito e autoridade -- vide a inesquecível Tenente Uhura de Nichelle Nichols.

Atualmente, a franquia segue forte na TV com "Star Trek: Discovery", transmitida pela Netflix no Brasil. A segunda temporada da produção estreia em 2019.