Topo

Filme mostra vida do ex-presidente uruguaio Pepe Mujica na prisão; veja trailer

Renata Nogueira

Do UOL, em São Paulo

30/08/2018 04h00

De rebelde subversivo a presidente da República. Os 12 anos em que o ex-presidente do Uruguai José Alberto Mujica ficou preso estão retratados no filme "Uma Noite de 12 Anos", que estreia no Brasil em 27 de setembro. 

Com direção do hispano-uruguaio Alvaro Brechner, o longa se baseia em fatos para reviver a trajetória de superação de Pepe Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro, três homens que resistiram à prisão durante a ditadura militar uruguaia, que durou de 1973 a 1985.

No trailer, divulgado em primeira mão pelo UOL, é possível ver cenas de tortura física e psicológica que o ex-presidente e seus companheiros receberam durante os 12 anos em que passaram presos.

Antonio de la Torre interpreta Pepe Mujica, que em 2010 tornou-se presidente do Uruguai. Chino Darín dá vida a Maurício Rosencof, romancista, poeta, jornalista e ex-diretor de cultura da Intendência de Montevidéu. E Alfonso Tort está na pele de Eleuterio Fernández  Huidobro, ex-senador e ex-Ministro da Defesa do Uruguai morto em 2016.

"Uma Noite de 12 Anos" faz sua estreia mundial no 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza nesta sexta-feira (31), competindo na sessão Horizontes.

Uma Noite de 12 Anos - Divulgação - Divulgação
O filme é inspirado na história real de José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro
Imagem: Divulgação