PUBLICIDADE
Topo

Escolha de ator de "Stranger Things" para filme do Homem Elefante é criticada

O ator Charlie Heaton - Reprodução/Instagram@gqmexico
O ator Charlie Heaton Imagem: Reprodução/Instagram@gqmexico

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

30/08/2018 09h58

Uma instituição que ajuda pessoas com deficiências criticou a escolha do ator Charlie Heaton, conhecido por seu papel em "Stranger Things", para interpretar Joseph Merrick, conhecido como "Homem Elefante" por conta de suas severas deformidades físicas. A produção será feita pela rede britânica BBC.

Phil Talbot, da instituição Scope, afirmou que a decisão de escalar Heaton é uma "oportunidade perdida" e afirmou que "uma maciça gama de talentosos com deficiências foram esquecidos".

A própria BBC afirmou que está em processo de escolha de elenco para diversos atores com deficiências, para variados papéis na trama.

Recentemente, Charlie Heaton se disse "extremamente honrado e animado" de ganhar o papel, que descreveu como "um desafio para qualquer ator". Ele, que tem 24 anos, interpreta Jonathan Byers em "Stranger Things".

Para a Scope, falar do Homem Elefante seria uma das maiores oportunidades de se abrir ao tema e dar um espaço raro nas produções de cinema. "Essa é uma oportunidade perdida, infelizmente, em uma indústria em que a falta de diversidade não é novidade. Atores com deficiências frequentemente têm grandes barreiras para quebrar, com poucos papéis e locações muitas vezes sem acessibilidade. A indústria devia estar abraçando e celebrando as diferenças e a diversidade, e não a ignorando", disse Talbot, à própria BBC.

Louise Dyson, da VisABLE, uma agência de talentos, adotou o mesmo discurso. "Não é com surpresa que recebemos essa notícias, mas com profundo desapontamento em ver que não nos deram nem mesmo uma chance para uma audição."

A BBC respondeu por meio de um porta-voz e de uma matéria em seu site: "O Homem Elefante é um ícone e que teve um papel importante para mudar as atitudes em relação aos deficientes e estamos em processo de escolha de elenco para atores com deficiência para vários papéis."

A história de Joseph Merrick já foi contada várias vezes nas telas. Ele nasceu em 1862 e passou a desenvolver deformidades na pele, na face, braços e pernas aos cinco anos. Ele acabou entrando para um show em Londres onde era exibido como o Homem Elefante. Um médico, vendo-o exibido como uma mercadoria, o levou para o Hospital de Londres, onde ele ficou até sua morte, em 1890.

Atores incluindo Bradley Cooper, Mark Hamill e até o cantor David Bowie já o representaram, sendo que a versão mais famosa é a do filme "O Homem Elefante", dirigido em 1980 por David Lynch e com John Hurt no papel principal. A adaptação da "BBC" está programada para ir às telas em 2019.