Topo

Dinklage fala sobre polêmica racial em filme sobre ator de "Ilha da Fantasia"

Peter Dinklage interpreta Tyrion Lannister em "Game of Thrones" - AP
Peter Dinklage interpreta Tyrion Lannister em "Game of Thrones" Imagem: AP

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

30/08/2018 12h33

O ator Peter Dinklage esclareceu uma polêmica em torno de seu filme "My Dinner with Hervé", em que interpreta Hervé Villechaize, conhecido por estrelar a série "Ilha da Fantasia" e o filme "007 Contra o Homem com Pistola de Ouro".

Em entrevista à "Entertainment Weekly", Dinklage aborda a forma como alguns fãs do ator reagiram mal a sua escalação, citando que Villechaize era tinha ascendência filipina, diferente dele.

"Eu fico feliz que você tenha me perguntado sobre isso", comentou Dinklage, mais conhecido pelo papel de Tyrion Lannister em "Game of Thrones". "A internet é uma coisa incrível e horrorosa. O engraçado é que, no nosso filme, nós abordamos esse tema de não julgar um livro por sua capa. Hervé foi julgado por sua aparência, escalado para filmes e percebido de certa forma".

"Na Wikipédia, está escrito que Hervé era metade filipino. Membros da família dele nunca se importaram em mudar essa informação lá", continuou o ator. "Por muito tempo, a Wikipédia dizia que o nome da minha filha era 'Zelig', e não é. Qualquer um é capaz de colocar uma informação lá".

"Eu entendo completamente que exista a preocupação com o 'whitewashing' [prática de escalar atores brancos para papéis não-brancos], mas Hervé não era filipino. O nanismo afeta as pessoas de maneiras diferentes. Eu tenho um tipo bem diferente de nanismo do que o de Hervé. Eu conheci membros de sua família, o irmão dele, e Hervé era de origem francesa, alemã e britânica", revelou ainda.

"Eu não sei porque as pessoas acham que ele era filipino. Eles não têm a informação correta. Eu não quero interferir no senso de justiça de ninguém, porque me sinto da mesma forma quando algo assim acontece", prosseguiu. "Mas o que acontece é que essas pessoas acham que estão fazendo a coisa certa política e moralmente, mas não estão - elas estão presumindo a ascendência de Hervé baseados em sua aparência".

Em "My Dinner with Hervé", Dinklage interpreta Villechaize nos anos 1990, muito depois do auge de sua fama. O longa reconta um período de três dias que o ator passou com o jornalista Sacha Gervasi (Jamie Dornan, de "50 Tons de Cinza"), para o que seria sua última entrevista - ele morreu em 1993, aos 50 anos.

O filme, bancado pela HBO, é dirigido e escrito pelo próprio Gervasi ("Hitchcock", "O Terminal"), e estreia na emissora norte-americana em 20 de outubro. Não há previsão para transmissão no Brasil.