Topo

Netflix rebate críticas a "Super Drags" em teaser: "Para maiores de 16 anos"

As três protagonistas de "Super Drags", primeira série animada brasileira da Netflix - Reprodução
As três protagonistas de "Super Drags", primeira série animada brasileira da Netflix Imagem: Reprodução

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

29/08/2018 14h38

Prestes a lançar a animação brasileira "Super Drags", a Netflix resolveu literalmente desenhar que a produção é voltada ao público adulto. Em um teaser divulgado nesta quarta-feira (29), a plataforma deixa claro que a novidade é para maiores de 16 anos, rebatendo críticas que recebeu de órgãos como a Sociedade Brasileira de Pediatria -- que classificou a série como "imprópria para crianças"

O vídeo mostra uma personagem chamada Vedete Champanhe (dublada por Silvetty Montilla), que nega que a série sobre drag queens super-heroínas seja infantil. "Cês tão achando que eu tô com cara de Galinha Pintadinha?", pergunta ela. "Vai ter desenho de viado na Netflix sim, mas para maiores de 16 anos". 

Em seguida, a personagem diz que a série não estará disponível no perfil infantil, o que já havia sido confirmado pela empresa. "Eu lá vou querer entrar na área kids?", questiona. "Não quer que os outros vejam? Bloqueia, coloca senha. Não sabe como faz? Coloca no Google". 

“Super Drags” foi anunciada no fim de maio pela Netflix, já como uma produção voltada aos adultos. A série, a primeira animação brasileira a ser produzida pela empresa, terá cinco episódios.

Segundo a sinopse oficial, a trama conta a história de três jovens que trabalham em uma loja de departamentos durante o dia e, durante a noite, se transformam nas Super Drags, “prontas para salvar o mundo da maldade e da caretice, enfrentando um vilão desaplaudido a cada episódio”.

Críticas e resposta 

Em jullho, a SBP lançou uma nota pedindo pelo cancelamento da série e atacando o que chama de “linguagem infantil” usada por ela: “A SBP respeita a diversidade e defende a liberdade de expressão e artística no País, no entanto, alerta para os riscos de se utilizar uma linguagem iminentemente infantil para discutir tópicos próprios do mundo adulto, o que exige maior capacidade cognitiva e de elaboração por parte dos espectadores”.

Procurada pelo UOL, a Netflix enviou uma declaração oficial em que reforça que “Super Drags” é uma animação voltada ao público adulto e não estará disponível nos perfis infantis do serviço. A empresa ainda notou que disponibiliza o controle parental para os pais que desejam controlar a quais títulos os filhos têm acesso.

“A Netflix oferece uma grande variedade de conteúdos para todos os gostos e preferências. 'Super Drags' é uma série de animação para uma audiência adulta e não estará disponível na plataforma infantil [Netflix Kids]. A seção dedicada às crianças combinada com o recurso de controlar o acesso aos nossos títulos faz com que pais confiem em nosso serviço como um espaço seguro e apropriado para os seus filhos. As crianças podem acessar apenas o nosso catálogo infantil e colocamos o controle nas mãos dos pais sobre quando e a que tipo de conteúdo seus filhos podem assistir”.

Após a repercussão do caso, o Ministério Público Federal de Minas Gerais pediu à Netflix que disponibilize a animação exclusivamente no catálogo geral da plataforma, e não no menu destinado ao público infantil. O MPF deu prazo de 30 dias para a Netflix cumprir a recomendação.