Topo

Lendário filme perdido de Orson Welles será lançado na Netflix; veja trailer

Divulgação
Imagem: Divulgação

Caio Coletti

Colaboração para o UOL

29/08/2018 11h31

A Netflix liberou nesta quarta-feira (29) o primeiro trailer de "The Other Side of the Wind", lendário "filme perdido" do cineasta Orson Welles que o serviço de streaming ajudou a restaurar e completar 48 anos depois do início de sua produção, em 1970.

O filme, conforme descreve o "Deadline", é uma colisão de duas histórias diferentes: um drama épico e sensual sobre lealdade e traição, e uma sátira ácida sobre o egoísmo dos grandes cineastas europeus.

Welles tentou finalizar o filme entre 1970 e 1977, rodando pequenos fragmentos com diferentes atores. Seu protagonista, o lendário cineasta e ator John Huston, só foi escalado em 1973.

O processo caótico de produção era habitual para Welles, considerado um dos grandes gênios do cinema, que mesmo assim deixou muitos projetos não finalizados para trás. O diretor é mais conhecido hoje em dia por "Cidadão Kane", drama de 1941 que é frequentemente eleito como o melhor filme de todos os tempos por publicações especializadas.

A Netflix lançará "The Other Side of the Wind" na próxima semana, em exibição especial no Festival de Veneza, mas o filme estreará no serviço de streaming apenas em 2 de novembro.

O lançamento será acompanhado do longa documental "They'll Love Me When I'm Gone", que faz um raio-x da vida e carreira de Welles. Morgan Neville, que venceu um Oscar da categoria por "A Um Passo do Estrelado", dirige o documentário.